Tempo de leitura: 2 minutos
Um ano novinho acaba de começar, e você terá 365 novas oportunidades de fazer diferente e melhor no seu de trabalho. Que tal começar pelo planejamento financeiro? É o nosso assunto de hoje!
Por que é importante o freelancer se planejar financeiramente?
Se você é freelancer há algum tempo, sabe que a segurança financeira é algo praticamente inexistente, não é? O freela não tem renda fixa, como quem trabalha com carteira assinada, então seus rendimentos costumam ter uma instabilidade.
Porém, você sabe que os boletos não param de chegar, independentemente de você ter ou não dinheiro para pagá-los. E agora, o que fazer?
É aí que entra o planejamento financeiro
Se você se planejar financeiramente, é provável que essa instabilidade nos seus ganhos não deixe de ocorrer, mas as chances de você conseguir arcar com os seus compromissos são bem maiores.
Se você concilia seu trabalho freelancer com outra função, mas pensa em ser freela em tempo integral, planeje-se para isso. Não largue seu emprego estável de uma hora para outra, por mais que haja vontade de fazer isso.
Nos primeiros meses, ser dono do próprio negócio pode ser libertador, mas provavelmente você não vai ter condições financeiras de pagar todos os boletos. Isso porque agora você não tem mais o valor que recebia no outro emprego, somente pode contar com o que produzir.
Sendo assim, faça uma reserva financeira de alguns meses, planeje-se para que não falte dinheiro até você se estabelecer como freelancer. Quando você perceber que não produziu o suficiente para pagar todos os boletos, poderá retirar quantias da reserva feita para isso.
Emergências e imprevistos acontecem o tempo todo
Além dessa instabilidade financeira que pode ocorrer até você conseguir quitar as contas com o seu rendimento, não podemos deixar de citar as emergências e os imprevistos. Digamos que você tenha gastos de três mil reais, e que você já consegue receber esse valor com os seus jobs.
Bacana, não é? Recompensador! Mas, e se você precisar pagar por hospitalização, consultas em clínicas, medicamentos, conserto do carro, etc.? Ninguém sabe quando vai ficar doente, muito menos quando o carro vai quebrar. Esses foram apenas alguns exemplos de imprevistos, mas você sabe que existem inúmeros outros, inclusive de maior custo. E agora?
Se você não tiver um planejamento financeiro, com uma reserva para emergências, receberá somente para pagar os boletos, sem contar os imprevistos e os momentos de lazer.
Você precisa de alguns dias de férias
Você, como todos nós, precisa de férias. Alguns preferem descansar no verão, outros no inverno. Isso não importa, mas tirar alguns dias para si é importante para sua saúde mental e física. Porém, ficar sem trabalhar pode custar caro, se você não se planejar financeiramente para isso.
Hoje, você tem uma reserva para quaisquer desses momentos que falamos? Para poder curtir férias, para emergências e imprevistos ou para períodos de menos trabalho? Se você não tem, comece agora mesmo a mudar a situação. Planeje-se financeiramente, isso é muito importante!