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Você entregou um job e está pronto para assumir outro. Certo? Nem sempre! Isso porque o cliente pode pedir alterações no trabalho, então você precisa fazê-las antes de considerar o serviço realmente finalizado. Como diminuir a quantidade de alterações pedidas pelo cliente, para concluir o job mais rápido?
Isso não acontece só com você
Primeiramente, saiba que esse pedido de alterações no job não é algo que só acontece com você. É comum, especialmente nos serviços de comunicação, o cliente pedir algumas mudanças no trabalho que foi entregue, para somente assim dá-lo por finalizado.
É algo que pode incomodar quem realizou o serviço, sem dúvida, por conta de atrasos e por mexer com sua autoestima profissional, mas procure respirar fundo e entender as motivações do cliente.
O que você pode fazer para diminuir os pedidos de alterações
Alguns freelancers colocam um limite de alterações, isto é, o trabalho inclui a entrega do job e uma refação. Porém, pode acontecer de o cliente não ficar satisfeito mesmo assim, então ele não terá uma boa opinião sobre você. Esse já não volta mais!
Portanto, limitar o número de alterações não é uma boa, mas sim trabalhar para que o cliente fique satisfeito com a entrega do job e não peça alterações. Como fazer isso?
Tudo tem a ver com diálogo, ok? A comunicação é a palavra-chave em todo o processo, para ambas as partes. Se você entender o que o cliente quer, e se ele esclarecer todas as suas dúvidas, a chance de refação diminui consideravelmente.
Nem sempre a culpa é do cliente
Sim, é isso mesmo que você leu: nem sempre a culpa é do cliente. Se você não entendeu exatamente o que ele quer que você entregue, a culpa será sua por não atender as expectativas dele.
Sendo assim, é imprescindível que você faça um briefing extremamente eficaz antes de iniciar o trabalho, incluindo em um formulário todas as perguntas sobre o job, desde as mais simples até as mais completas, que deverá ser entregue para o cliente.
Esse formulário pode ser criado em plataformas específicas ou você pode simplesmente enviar um e-mail para o cliente solicitando respostas para as suas perguntas. Se preferir, você pode marcar uma entrevista online com ele, para alinhar todas as questões do job.
Analise o que foi pedido para você alterar
Como dissemos no primeiro tópico deste artigo, procure respirar fundo e entender as motivações para o cliente ter pedido alterações no serviço.
Se for algo frequente em todas as suas entregas, tente compreender o que você está fazendo errado (geralmente é falta de comunicação com o cliente). Esse alerta é ainda mais importante se você está cometendo as mesmas falhas em todos os seus trabalhos.
É comum haver pedidos de alterações, mas uma luz se acende se isso acontece com muita regularidade. A culpa pode ser sua, e não do ciente, então não tem motivo para você reclamar e não querer trabalhar mais para aquela pessoa. Isso vai acontecer com outra!
Pare, pense e reflita sobre o que dissemos. Vamos lá?