Tempo de leitura: 2 minutos
A rotina do freelancer normalmente envolve muito mais do que acordar, se arrumar, trabalhar por algumas horas e encerrar o expediente. Como seu trabalho muitas vezes acontece em home office, é comum o freela não conseguir separar vida pessoal e profissional. Se você é um desses, leia nosso artigo para conhecer a importância de ter essa separação.
Por que separar vida pessoal da profissional?
É fundamental manter o equilíbrio entre trabalho e descanso, você sabia disso? Quem tem esse limite definido possui mais qualidade de vida e consegue até aumentar a sua produtividade, porque está mais bem-disposto e saudável. Esse equilíbrio significa saúde!
Quem sabe a hora de trabalhar e a de descansar tem mais qualidade de vida porque se alimenta melhor, se mantém hidratado, tem mais energia e disposição. E menos culpa, porque não dedicou períodos que seriam da família para o trabalho.
Como separar sua vida pessoal da profissional
É claro que não é muito fácil estabelecer esses limites quando se trabalha de casa, mas é possível. Se você quer saber como fazer isso, nossas sugestões seguem agora.
Cuidado com as distrações.
Estipule uma quantidade específica de tempo para trabalhar sem se distrair com nada. Nesse período, não olhe e-mails, não pegue o celular, não faça nada que não esteja relacionado à atividade que você se propôs a fazer. Por exemplo: trabalhe por cinquenta minutos e faça uma pausa curta de dez para as outras tarefas, alongar, beber água, comer, etc.
Organize suas tarefas com antecedência.
Ao se sentar para trabalhar, você já deve saber exatamente o que precisa fazer naquele dia. Para isso, organize as suas tarefas com antecedência, sempre no dia anterior. Assim, você não perde tempo decidindo o que fazer primeiro. Ah, sempre coloque as urgências no topo, ou as tarefas mais chatas e complicadas.
Estabeleça um horário para começar e encerrar o expediente.
Quando se trabalha CLT, as pessoas têm uma hora exata para iniciar e terminar o trabalho, com uma pausa para o almoço. Você deve fazer o mesmo no seu home office! Assim, terá o seu descanso nas horas em que a família está em casa, algo tão importante para nossa saúde mental.
Obviamente, às vezes nós precisamos estender o nosso trabalho para fins de semana, períodos noturnos e até mesmo feriados. Isso é comum para quem empreende, mas recomendamos que seja a exceção, e não a regra. Não coloque o trabalho acima da família e do descanso, porque você sabe que muito na nossa vida não tem preço, e pessoas se encaixam nessa categoria!
Você pode, claro, flexibilizar a sua rotina em home office, estabelecendo pausas maiores no trabalho para cuidar dos filhos, fazer almoço, realizar tarefas domésticas e até sair de casa. Afinal, essa é uma das vantagens de ser o próprio chefe.
Contudo, é preciso organizar-se muito bem para que essas pausas não comprometam o seu trabalho, tendo como consequência o prejuízo do descanso.
Lembre-se do que tem valor, e não preço!