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Engana-se quem acredita que, por você ser freelancer, só faz o que gosta o dia todo. Se você já atua nessa modalidade há algum tempo, sabe que não é bem assim! Às vezes, surge uma dificuldade no seu trabalho, como em qualquer outro, e ela pode ser um cliente difícil. Você sabe como lidar com esse obstáculo? Leia para descobrir.
Mantenha a calma
Falar é fácil, mas sabemos que manter a calma frente a um cliente difícil pode ser extremamente complicado. Porém, é importante que você se mantenha o mais calmo possível, para que ambos possam se entender.
Se nem você nem o cliente estiverem calmos, a negociação fica cada vez mais conturbada, e você pode até mesmo perder uma boa chance de job. Procure entendê-lo, afinal, você não sabe pelo que ele passou naquele dia. Ter empatia é fundamental!
Procure se adaptar ao estilo do cliente
O cliente sempre tem razão? Claro que não! Contudo, se você prezar ao máximo a opinião e as preferências do cliente (dentro do possível, é claro), você se adaptará ao estilo dele, e o trabalho fluirá melhor.
Por exemplo, se a pessoa é mais comunicativa, procure ser do mesmo modo. Informe-a com regularidade sobre o andamento do trabalho, faça ligações ou envie mensagens, etc. Se a pessoa for mais introvertida, respeite seu estilo e aja igual, sendo mais sucinto e sério.
No começo da conversa você já poderá definir o estilo do cliente, por sinais que ele dá. Mas lembre-se de que, independentemente do tipo de pessoa, todos devem ser tratados com respeito e cordialidade.
Tenha foco na solução de problemas
O ideal é que você deixe o cliente falar como ele quer que o job seja feito, em detalhes. É claro que você pode e deve esclarecer as suas dúvidas, assim o trabalho será realizado conforme as necessidades do cliente, mas recomendamos ter o máximo de informações possível antes de iniciar o serviço.
Procure saber o que o cliente quer que você faça, as formas de execução e o prazo de entrega. E esteja aberto para devolutivas e possíveis ajustes, para que a experiência final seja ótima. Não se esqueça de que o cliente avaliará você na plataforma, ao final do projeto!
Estabeleça limites para a realização do trabalho
Como nós citamos, independentemente do tipo de pessoa, todos devem ser tratados com respeito e cordialidade. E isso serve para ambos os lados da negociação, isto é, o cliente deve tratar você da mesma forma!
Portanto, nem sempre um cliente difícil deve ser aceito. Sabemos que muitas pessoas estão precisando aumentar sua renda, portanto, não negam trabalho, mas se sujeitar a uma situação extremamente adversa pode ser bastante prejudicial. Por vezes, mais sábio é aquele que se afasta!
Tenha em mente que cliente difícil é uma coisa, cliente que ultrapassa os limites é outra. Trabalhar com quem perde a razão, que não tem respeito com o freelancer, não é saudável nem traz compensação financeira. Pense nisso antes de aceitar qualquer trabalho de cliente difícil!