Tempo de leitura: 3 minutos
Freelancers podem trabalhar em equipe; não é regra atuar individualmente, como algumas pessoas podem pensar. Aliás, se você precisar delegar tarefas, essa é uma ótima maneira. Se eu fosse você, não perderia a leitura do artigo abaixo!
Tenha certeza do que você precisa, antes de delegar
Ao passar uma tarefa para alguém, você precisa ter certeza do que precisa. Assim, será muito mais fácil delegar a atividade a um membro da sua equipe, e a pessoa terá autonomia para realizar o job sem chamar você o tempo todo.
É claro que dúvidas podem surgir e precisam ser sanadas, mas, se você tiver tudo claro na sua mente, ninguém perde muito tempo em pesquisas, explicações e repasses.
Conecte-se com sua equipe
A relação com freelancers (ou entre freelancers) geralmente é de bastante autonomia, bem diferente da relação entre funcionário e chefe. Portanto, é essencial que você se conecte com a sua equipe, que todos tenham uma excelente comunicação entre si. Até porque vocês não vão se encontrar com frequência.
O ideal é que sejam marcadas reuniões individuais semanais, um a um, por plataformas específicas, e que eventuais comunicações sejam feitas conforme a necessidade, por e-mail, telefone ou aplicativo de mensagens instantâneas, de ambos os lados. E tenham a agenda e os materiais de trabalho sempre à mão!
Realize reuniões mensais com a equipe
Você delegou tarefas individuais, mas o objetivo é comum. Sendo assim, recomendamos que sejam realizadas reuniões mensais com todos os membros da equipe, também por aplicativos específicos. Assim, os objetivos são alinhados, vocês obtêm os retornos necessários e as novas programações.
Mas tenha em mente que essas reuniões não precisam abranger somente assuntos profissionais, principalmente para gerar conexão com a equipe. Quanto mais os membros se envolverem, melhor tende a ser o relacionamento entre o time e, consequentemente, os resultados.
Tenha um aplicativo de organização de tarefas
É imprescindível que a equipe trabalhe com um sistema de gestão de tarefas, como o Trello, o Asana, o OneNote ou Evernote, por exemplo. Assim, todos têm um panorama do que está sendo desenvolvido por quem, além de ser mais uma forma de comunicação eficaz entre o time.
E mais: não somente os aplicativos de organização de tarefas, mas os recursos do Google podem ser excelentes para facilitar o trabalho da equipe pelo compartilhamento de atividades, documentos e informações, como Drive, Docs e Sheets.
Encontre seu time de freelancers
Para finalizar, uma dúvida que pode ser a sua e de muitos outros. Onde encontrar profissionais para formar seu time de freelancers?
Bem, plataformas específicas como a 99Freelas, são a melhor opção! Você pode convidar profissionais que trabalham no mesmo segmento que o seu ou não, de acordo com a sua necessidade, para a formação de parcerias. Por exemplo: formar um time de redatores, para que todos possam se auxiliar em um grande número de projetos.
Ou então um grupo para cerimoniais em eventos, no qual cada um exerce a sua atividade: elaboração de convites, desenvolvimento de sites, fotógrafo, etc. O céu é o limite!