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O seu trabalho é valorizado conforme a sua dedicação, experiência e conhecimento? Se você não sabe responder a essa pergunta, leia o artigo que preparamos e conheça alguns sinais de que o freelancer precisa valorizar mais o seu trabalho. Eles poderão te ajudar a enxergar algo que você não vê!
Não há reajuste de preço há mais de um ano
Todos os anos, o custo de vida é maior. A inflação atinge todos os setores, por esse motivo é fundamental aumentar o preço do seu serviço também. Se não, a sua margem de lucro diminuirá, já que você terá mais gastos para exercer a sua atividade e manter a subsistência, e pode até mesmo ficar no prejuízo.
Portanto, se você não reajusta o preço do seu serviço há mais de doze meses, é hora de avaliar esse quesito, para o bem da sua vida financeira.
O seu preço é menor do que o da concorrência
É claro que cada um faz um preço pelo seu serviço, não há uma tabela para cobrança do trabalho freelancer. Contudo, o ideal é que você se baseie no preço médio cobrado pelos profissionais do mesmo segmento que o seu.
Outro sinal de que você precisa valorizar mais o seu trabalho é se o preço que você cobra é menor do que o dos concorrentes. Mesmo que você não tenha muita experiência e capacitação, não pode ficar muito abaixo deles.
Você adquiriu mais conhecimentos
Falando em capacitação, você adquiriu conhecimentos recentemente, sem aumentar o preço do seu serviço? Se for o caso, atenção: é importante você ajustar sua tabela de valores. Afinal, você se aprimorou, investiu tempo e dinheiro em algo que vai melhorar o seu desempenho profissional.
Mesmo que o curso tenha sido gratuito, ele fez você investir tempo e esforço para sua realização, e sua dedicação precisa ser recompensada. Agora, essa capacitação é mais um diferencial seu.
Seus clientes não pechincham
Quando você passa o preço do seu serviço, os seus clientes pedem um desconto? Se ninguém faz isso, é outro sinal de que você precisa valorizar mais o seu trabalho. Pode ser que você esteja cobrando menos do que eles orçamentaram, então você está perdendo dinheiro.
Tenha em mente que a pechincha é algo extremamente comum ao brasileiro e que, se isso não acontece, é porque está saindo muito barato para o cliente.
Como fazer reajuste dos preços
Se hoje você cobra, digamos, cinquenta reais por um serviço, não pode reajustá-lo para cem reais de uma hora para outra. É uma valorização muito grande!
O seu ajuste deve ocorrer de forma gradativa, para que o cliente não se embraveça e se negue a pagar. Faça pesquisas sobre o preço médio cobrado por profissionais semelhantes a você e aumente o preço sem grandes acréscimos.
Se for mais difícil aumentar o preço para os clientes atuais, comece o ajuste para clientes novos e depois repasse a informação para quem você já presta o serviço. Negocie, pechinche também, acerte um valor que fique favorável a ambos. Mas não desvalorize o seu trabalho!