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Provavelmente um dos maiores receios do freelancer é ficar sem trabalho. Afinal, é dele que os freelas tiram seu sustento, e sem clientes não há rendimento. Como prospectar clientes? Leia para conferir.
Prospecção por telefone
Você utiliza o telefone para fazer prospecção de clientes? O aparelho que está sempre ao seu lado pode ser um aliado para obter novos trabalhos, sendo esse um motivo da grande utilização do telefone por profissionais do setor comercial das empresas.
É claro que você pode se utilizar de outras estratégias, como as ferramentas de internet das quais falaremos a seguir, mas o telefone continua sendo um excelente recurso de prospecção. Se você não é muito fã de falar ao telefone, sugerimos repensar a estratégia em favor do seu negócio. Afinal, é uma maneira de gerar proximidade com o cliente e também de esclarecer dúvidas com prontidão.
Utilização das ferramentas de internet
Continuando na utilização do telefone, você pode prospectar clientes por aplicativos de mensagens instantâneas e também pelo e-mail, claro. E tem mais: sugerimos que você faça uso de plataformas de anúncios como a 99Freelas para tornar-se conhecido e candidatar-se a projetos.
Desse modo, você e o cliente podem conversar na melhor hora para vocês, que nem sempre é a mesma para os dois. Assim, a negociação mantém-se em andamento conforme a possibilidade de ambos, pela ferramenta preferida dos dois.
Faça organização de suas ideias
Basicamente a prospecção pode acontecer por essas duas formas, já que as recomendações de isolamento (ou distanciamento) social sugerem que o contato presencial não seja feito no momento. Sendo assim, por telefone ou por meio dos aplicativos e ferramentas da internet aconselha-se que haja uma organização das suas ideias, previamente.
Isto é, antes de fazer a prospecção dos clientes, realize uma organização das suas ideias. Tenha por escrito tudo o que você pode falar de si e do seu trabalho, para esclarecer as dúvidas e convencer os clientes de que você merece ser contratado.
Nem sempre o mesmo script pode servir para vários clientes, mas recomenda-se que você tenha as ideias básicas prontas, para que haja personalização quando houver necessidade.
Manutenção de networking é essencial
Outra sugestão que temos é a manutenção de networking, isto é, rede de contatos. Ela é essencial para que o seu serviço possa ser recomendado a outras pessoas (e vice-versa) e também para que parcerias profissionais possam ser formadas.
Pode ser que você não fechou o negócio com um cliente, mas agora ele conhece o seu trabalho e pode indicá-lo a outras pessoas. Portanto, não subestime ninguém! Isso também vale para amigos, familiares e conhecidos. Divulgação é fundamental.
Tenha a prospecção como uma prática regular
Pode ser que hoje você tenha seu expediente completo de serviços, mas você sabe que o trabalho do freelancer é bastante instável. Sendo assim, recomendamos que tenha a prospecção como uma prática regular, um hábito profissional. Primeiro a pesquisa, depois a prospecção propriamente dita.
Dessa forma, você conhece o mercado de atuação, o comportamento dos clientes, faz contato com seu networking, etc., e será bem mais fácil prospectar clientes quando precisar. Você prospecta com regularidade? Sempre é hora de mudar!