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Trabalhar várias horas por dia não é fácil, afinal, são muitas as distrações que podem atrapalhar seu expediente. Pior ainda se for em home office ou coworking, não é mesmo? Porém, é possível turbinar a sua concentração, trazendo aumento de até 50%. Leia o artigo para saber como fazer isso.
Mantenha a sua mesa organizada
Mesa desorganizada é sinônimo de mente desordenada. Quanto mais itens sua mesa tiver, mais distrações você terá.
Portanto, mantenha sua mesa de trabalho organizada, com os materiais sempre à mão. Assim, você sabe onde encontrar o que precisa e não se distrai procurando algo.
Faça um planejamento diário
Nós já citamos várias vezes aqui que é fundamental ter um planejamento diário feito com antecedência, de preferência no dia útil anterior. Desse modo, você sabe claramente o que fazer e por onde começar, já que tudo foi elaborado por ordem de urgência e prioridade.
Então, ao começar seu expediente, foque sua concentração naquilo que demandará mais energia, já que no início de trabalho a mente está clara e descansada. E se houver alguma interrupção, você sabe como voltar, pois basta olhar o seu planejamento e retomar.
Estipule metas de tempo
Contudo, recomendamos que a sua organização diária não somente contemple as tarefas que deverão ser realizadas, mas também um tempo de execução para cada uma. Por exemplo: concluir o trabalho do cliente José até as nove horas. Cumprir 50% do serviço à cliente Mariana das nove às dez, e assim por diante.
Desse modo, você demandará seus esforços para terminar o serviço no tempo estipulado, evitando distrações que poderão postergar a sua execução. Se surgir a tentação de fazer algo antes, você deverá se dizer: preciso trabalhar para não me atrasar. Depois eu faço isso.
Defina quais são as suas distrações
Quanto mais organização e planejamento, menos perda de foco. Por esse motivo, sugerimos que você também defina quais são as suas distrações, para que você saiba exatamente o que pode atrasar o seu trabalho. Muitas vezes, nem percebemos que algo é uma distração, sendo assim, é importante analisar seu dia a dia antes de preencher o que toma seu tempo de expediente.
Assim, se você se sentir tentado a acessar um site de notícias, por exemplo, saberá que é uma distração, algo que não leva seu trabalho para diante e que deve ser evitado por ora.
Desative as notificações
Quem trabalha de casa sabe que as notificações são importantes porque mostram instantaneamente que um e-mail do cliente chegou. Contudo, é algo que pode tomar seu tempo de trabalho e servir como distração. Principalmente porque tira o foco do serviço que você estava fazendo.
Por isso, recomendamos que você desative as notificações enquanto estiver executando uma tarefa. Ao final dela, você pode checar seu e-mail e outras ferramentas de trabalho. Ou então você pode estipular a verificação de notificações como uma tarefa da sua agenda, repetindo-a no planejamento conforme sua necessidade.
Manter a concentração em um dia de trabalho não é fácil, mas com estratégias como as que sugerimos ficará mais fácil e poderá melhorar a sua produtividade.