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Você buscou projetos em nossa plataforma, achou pelo menos um interessante e fez uma proposta ao cliente. Contudo, ele não respondeu a você ainda. O que fazer?
Atitude pode gerar frustração
Alguns freelancers se candidatam a diversas propostas de uma vez, basta ter um pouco de afinidade com o que foi solicitado pelo cliente. Outros, mais seletos, buscam apenas as propostas perfeitas, aquelas que se encaixam diretamente em seus objetivos.
Independentemente do seu tipo de atuação, a frustração pode ser um sentimento presente quando a resposta para projetos não acontece. Principalmente se você é um freelancer que se candidata somente a poucos anúncios e fica ansioso para trabalhar em determinado projeto.
Contudo, você deve saber que nem sempre será escolhido como vencedor, afinal nossa plataforma possui muitos freelancers cadastrados e os projetos sempre recebem diversas propostas. Se você não recebeu a resposta do cliente, não deve se decepcionar nem ter baixa autoestima ou menosprezar seu trabalho.
Analise a situação com calma
Se o cliente ainda não respondeu a sua proposta, vários fatores podem ser os culpados por esta atitude dele. Vamos analisar alguns?
Pouca experiência e reputação
Pode ser que você seja um freelancer iniciante, que está há pouco tempo nesse modo de atuação profissional ou que possui cadastro recente em nossa plataforma.
Sendo assim, a sua reputação ainda não está consolidada, porque poucos clientes tiveram o privilégio de contar com a sua parceria, e eles não sabem se você é comprometido e produz material de qualidade.
Se for esse o motivo, talvez seja interessante você inserir um valor um pouco menor em suas propostas, sem se desvalorizar nem o seu trabalho, dentro da sua margem de lucro. Não faça pelo preço de custo ou menos, porque o seu espaço de trabalho exige manutenção e ser freelancer é o seu modo de sustento.
Depois, quando você tiver mais experiência e uma reputação consolidada, poderá cobrar mais pelo seu serviço. Hoje, equilibre seus conhecimentos, experiência e profissão, gerando um honorário mais baixo, porém justo. Basta melhorar a sua proposta.
Escolha de outros profissionais
Se você não recebeu resposta de sua proposta, mas percebeu que outro freelancer foi escolhido, outros motivos podem ser:
-branding pessoal: às vezes, a sua descrição pode servir para uma proposta, mas não para outra. Portanto, posicione-se de forma personalizada para cada projeto, já que sempre se deve levar em conta o receptor da mensagem;
-perfil inadequado: pode ser que o seu perfil na plataforma não esteja de acordo com o que os clientes desejam. Portanto, revise-o com regularidade e faça os ajustes sempre que necessário. Sempre procure transmitir a melhor mensagem, seja persuasivo e convincente de forma leve, apresentando as suas habilidades aos visitantes do perfil;
-mudança de opinião do cliente: nem sempre a culpa de não receber uma resposta é do freelancer, pois o cliente também pode mudar de opinião. Assim, a proposta pode não servir mais para você, ou então ela pode ser fechada.
O que você deve fazer?
Como citamos, você pode revisar seu perfil, cobrar menos, melhorar a sua proposta (nem sempre é o quesito financeiro, pode ser a sua linguagem ou o prazo de entrega). De qualquer forma, recomendamos que você tenha paciência e confiança em seu trabalho.
Afinal, se você é um profissional sério e comprometido, que procura entregar o melhor trabalho para o cliente, sempre oferecendo valor junto ao serviço, você está no caminho certo.
Se preferir, você também pode capacitar-se, procurar especializações e cursos rápidos online. O aprimoramento e a informação sempre fizeram a diferença, e podem ser a peça que falta para você conseguir mais propostas.
Proposta aceita, pagamento confirmado
Nossa pergunta do título pede também outro esclarecimento: e se o cliente não responde a sua proposta, mas ela já foi aceita e teve o pagamento confirmado?
Bem, se o pagamento foi confirmado, você está apto para realizar o serviço. Então, a não ser que tenha alguma dúvida sobre a elaboração do trabalho, é o momento de você começar a trabalhar. O cliente cumpriu a parte dele, é hora de você iniciar a sua.
Sendo assim, realize o trabalho e faça a entrega por nossa plataforma. Você pode entrar em contato com o cliente por e-mail, telefone, mensagem instantânea, pelo modo de comunicação que preferir, mas recomendamos entregar o projeto pelas conversas em nosso site para termos o controle em caso de problemas como esse.