Tempo de leitura: 4 minutos
O freelancer pode não contar com o suporte de um setor financeiro, comercial, de atendimento ou planejamento, mas a internet está cheia de pequenas ferramentas que agilizam o dia a dia. Trabalho bem organizado rende duas vezes mais.
Confira abaixo uma lista de ferramentas que vão tornar a sua rotina muito mais fácil:
WUNDERLIST
Gerenciar diversos projetos sozinho é complicado e, mesmo com organização, algumas coisas podem passar batidas. O Wunderlist já é um clássico dos aplicativos de produtividade justamente porque é eficiente: permite organizar suas tarefas por prioridade, adicionar notas, compartilhar, definir prazos e solicitar lembretes quando as datas estiverem se aproximando.
Além de tudo, claro, oferece sincronização em diferentes dispositivos. Dessa forma, você pode se organizar olhando o Wunderlist todas as noites para ver o que precisa ser feito no dia seguinte. Ou seja, já acorda com a agenda organizada sem ter investido tempo ou esforço na hierarquização das tarefas.
E como o aplicativo sempre lembra dos itens não concluídos, não há como qualquer atividade ficar para trás. Um lugar onde você pode visualizar de forma fácil e clara tudo que precisa ser feito.
MINDMEISTER
O Mindmeister permite a criação de “mapas mentais”. No início de cada projeto, você consegue dispor visualmente todas as informações relevantes para o trabalho, conectá-las nos pontos onde convergem e compartilhar com outras pessoas.
Por exemplo: se você está desenvolvendo um site, consegue desmembrar a estrutura dele em uma configuração fácil de entender, adicionando notas a cada item (informações necessárias, tempo de desenvolvimento etc), e depois compartilhar com o cliente para aprovação.
O mesmo vale para qualquer outro tipo de trabalho. Através do Mindmeister, o seu planejamento ganha um espaço para guardar as ideias iniciais em um esqueleto bem formatado.
CALCULADORA FREELANCER
Determinar o valor da hora de trabalho e quanto cobrar às vezes é um pouco confuso para quem está começando. A Calculadora Freelancer é uma ferramenta do 99Freelas que ajuda a resolver essa situação: você consegue calcular não apenas quanto deve cobrar de acordo com seus objetivos financeiros, mas também o custo de um projeto em cima desse valor hora determinado.
Além de fácil e rápida, é online e não exige nenhum cadastro. Basta acessar, digitar as informações necessárias e adicionar os valores ao seu orçamento.
TRELLO
O Trello é ideal para colaborações: com seu sistema de quadros facilmente editáveis e móveis, permite criar um espaço on-line onde todos os envolvidos vejam as listas de atividades de cada um, o que já foi feito, o que ainda está pendente e muito mais. E funciona como se fosse um histórico do projeto.
Além disso, as atualizações dos cartões em tempo real possibilitam um canal de comunicação exclusivo entre todos os participantes. Esqueça as enxurradas de e-mails com informações desencontradas. Com o Trello, todos têm um destino específico onde conseguir os dados mais atualizados.
GOOGLE KEEP
Já perdeu alguma ideia boa porque não tinha onde anotar na hora e ela sumiu da cabeça depois? O Google Keep resolve de vez esse problema. Sincronizado com a sua conta do Google, o aplicativo oferece pequenos post-its onde as anotações podem ser feitas. Algumas estruturas inclusive já estão pré-formatadas (como lista de compras, por exemplo), facilitando a configuração em qualquer dispositivo.
Com isso, suas ideias estão sempre salvas de forma organizada na nuvem, uma vez que é possível criar etiquetas e tags para separar cada um dos post-its, mudar a cor deles, destacar os mais importantes e muito mais.
99FREELAS
Não dá para deixar de fora da lista uma das principais plataformas brasileiras para buscar oportunidades. Com milhares de profissionais já cadastrados e sendo referência na área, o 99Freelas atrai clientes em busca de bons freelancers para bons projetos.
Tudo que você precisa fazer é criar um perfil com as suas informações, qualidades e habilidades e já está pronto para buscar oportunidades (são diversos filtros disponíveis – escolha os mais adequados ao tipo de trabalho que você realiza). O pagamento é realizado através do próprio sistema do 99Freelas, totalmente seguro, e, conforme você for realizando jobs, a avaliação que os clientes fazem é registrada em um sistema de estrelas. Quanto melhor a avaliação, mais as chances de alguém escolher você para o projeto. Simples, prático e sem custos.
DICIONÁRIO DE SINÔNIMOS
Pode parecer uma ferramenta um pouco “menor”, mas é essencial para qualquer profissional. A fluidez de um texto, quer seja um artigo ou mesmo um e-mail, causa uma impressão agradável no leitor. O dicionário de sinônimos é uma ferramenta simples que ajuda a tornar seus e-mails mais profissionais, seus textos mais fluidos, suas argumentações mais claras e suas apresentações mais envolventes.
Acumular mais de uma função faz parte da vida de freelancer. Felizmente, a tecnologia nos permite render cada vez mais através de softwares e aplicativos que organizam, automatizam e facilitam o trabalho. E quem mais se beneficia com isso é a produtividade.