Tempo de leitura: 4 minutos
O ano está chegando ao final. Ou seja, é a época onde se proliferam amigos secretos, festas de famílias, encontros, reuniões e diversas outras atividades sociais. É também a época onde o movimento diminui em diversas áreas – muitas empresas inclusive aproveitam para fazer recesso, voltando a funcionar só no início de janeiro.
E é uma época delicada para os freelancers, que acabam vendo os clientes diminuírem o número de jobs ou tendo que gerenciar os projetos com os compromissos sociais que aparecem (além, claro, de descansar a cabeça), resultando em estresse desnecessário. São cenários diferentes que podem atrapalhar as comemorações de final de ano. Mas o que fazer quando o fim de dezembro se aproxima?
Faça uma lista dos custos dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro
Dezembro já é um mês atribulado, e o Brasil ainda vive sob a sombra da famosa expressão “o ano só começa depois do carnaval” (dia 28 de fevereiro em 2017). Assim, o melhor é assumir que serão meses que vão rodar um pouco mais devagar, e botar as contas na ponta do lápis para ter certeza que nada vai faltar é uma maneira de evitar o pânico.
Afinal, é nessa época que surgem viagens, programas, presentes, compromissos e por aí vai. Leve sempre esses custos extras em consideração quando for fazer os cálculos, bem como a possibilidade de menos oportunidades surgindo, para não ser surpreendido. Mesmo se estiver com uma algum dinheiro sobrando, evite gastar muito para não acabar com a segurança financeira caso a coisa aperte.
Não conte com o dinheiro antes dele entrar
É chato dizer isso, mas espere o depósito do cliente entrar antes de sair comprando presentes para toda a família. É uma época bastante corrida (lembre-se que as empresas precisam lidar com férias, décimo terceiro, recesso etc), então imprevistos podem acontecer. O melhor é acalmar os ímpetos consumistas até ter que os fundos estarão lá quando você precisar deles..
Trabalhe algumas horas a mais por dia
Se você já se organizou e está com trabalho garantido para cobrir o mês de dezembro, mas quer aproveitar os últimos dias para descansar e arejar a cabeça, tente produzir uma ou duas horas a mais por dia do que você está acostumado.
Dessa forma, você consegue adiantar trabalho sem que a jornada fique muito mais pesada (procure não ultrapassar duas horas, pois esgotamento é o arqui inimigo da produtividade, e faça intervalos regulares). E sobra tempo para celebrar as festas de final de ano sem preocupações com projetos inacabados.
Procure trabalhos que são mais urgentes
Muitas empresas acabam realizando os jobs de final de ano na correria da última hora. Portanto, deixe seus contatos alertas de que você está disponível e questione clientes inativos sobre possíveis demandas de Natal e ano novo – pode ser que apareça alguma coisa para ajudar nos presentes natalinos, aumentando a sua renda em um momento mais parado. Dê uma conferida no 99Freelas para ver as oportunidades disponíveis (não sabe como mandar propostas pelo site? Aqui tem um tutorial completo explicando). Apenas certifique-se de não pegar mais do que consegue mastigar.
Torne as suas horas de trabalho uma prioridade
Se você pretende trabalhar durante o fim do ano, vai precisar gerenciar bem o seu tempo entre os momentos de foco no projeto e as atribulações sociais.
Uma das melhores formas de manter esse equilíbrio é seguir à risca o seu planejamento de horas: se você se programou para trabalhar naquela tarde, então trabalhe, independente das distrações que surgirem. Como os horários acabam sendo apertados, desistir de uma horinha que seja pode provocar um efeito dominó e desarranjar todo o resto. Fique firme no seu propósito e mantenha o olho no planejamento a longo prazo.
Certifique-se de que sua caixa de entrada está em ordem.
Esse item é essencial. Quando você for sair para viajar ou mesmo tirar um tempinho de descanso, tenha certeza de que a sua caixa de entrada esteja limpa. Sem e-mails não lidos ou alterações de última hora. Tudo precisa ficar em ordem para que você não tenha problemas durante a ausência/no retorno ao trabalho com demandas que não ficaram prontas a tempo, problemas com pagamentos, orçamentos etc. Caixa limpa, vida tranquila.
Depois, é só se preparar para as ceias e os fogos de artifício. Com um pouco de organização, dá para aproveitar as festas, tocar os projetos e até ganhar um dinheiro a mais sem aumentar os níveis de estresse. Até porque começar um novo ano com estresse nas costas não deve ser uma boa simpatia.