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Diferente do artigo “Quanto um freelancer deve cobrar?” que fala sobre como precificar e ensina uma fórmula para o freelancer descobrir o seu preço, o artigo de hoje vem falar de outra variável.
O desafio em diferenciar Valor de Preço.
Mas qual é a diferença entre valor e preço?
Pode ser simples fazer alguns cálculos e descobrir qual o seu preço, transformados em reais quanto vale o seu trabalho.
Preço é o que você vai receber, o dinheiro que cobra pelo seu esforço, seus projetos.
Mas saber definir o seu valor é algo trabalhoso e que deve ser analisado meticulosamente.
Que fatores influenciam no meu valor?
Muitos são os fatores que influenciam no valor de cada freelancer, mas isso não aumenta nem diminui nenhum deles.
O valor está totalmente ligado naquilo que o seu cliente vê em você, qual o seu valor profissional. Em que ele estará ganhando caso contrate os seus serviços? Esse é o ponto inicial do seu valor.
É importante saber que cada um tem o seu valor em especial e isso é o que os diferencia e essa diferença é que torna o mundo freelancer um universo tão rico e interessante.
Os fatores que influenciam esse valor se encontram em cada tipo de freelancer.
Há três tipos de freelancer:
- Os que cobram um preço na média de mercado,
São os que geralmente seguem a média de mercado para se manterem no padrão.
- Os que cobram um preço menor que a média:
- Estudantes;
São aqueles que ainda estão se formando e que se tornam freelancer para pôr em prática aquilo que estão aprendendo, por estarem em aprendizagem acabam cobrando um valor menor.
- Freelancers que estão montando seu portfólio
Muitas vezes são profissionais de muita capacidade, mas que por estarem em processo de montagem do portfólio acabam cobrando um valor um pouco menor.
- Com menor tempo disponível
A falta de tempo de um profissional interfere diretamente nos prazos dos seus trabalhos, logo o freelancer acaba dando um desconto para os clientes para recompensar o fato do prazo ser um pouco maior.
- Os que cobram um preço maior que a média:
- Maior experiência e conhecimento
Profissionais que tem um portfólio forte, com ampla experiência e conhecimento em diversas áreas, são freelancers que desenvolvem um trabalho de extrema qualidade.
- Menores prazos
Freelancers que desenvolvem um projeto em menor tempo que os demais e assim acabam por cobrar um valor a mais pela regalia
- Currículo forte
Profissionais que tem muitos anos de trabalho, já estiveram presentes em empresas renomadas e muito conhecimento na área que trabalha.
Você pode reparar a justificativa de cada tipo de freelancer por cobrar menos ou mais que a média no mercado.
Isso não torna nem um nem o outro errado, cada um cobra o valor que acha justo e esse é o fato que mais tem que ser avaliado, a justiça ao definir seu valor.
Outros fatores como seriedade, a facilidade de comunicação, entrega dos trabalhos com qualidade e resultados profissionais também interferem no seu valor final.
Ter bons exemplos para mostrar dos trabalhos anteriores para seus futuros clientes é uma cartada especial para que o cliente entenda o seu valor.
Valores definidos, e agora?
Uma coisa muito importante que você freelancer deve saber é que: Defender e justificar o seu valor é tão importante quanto respirar.
Independente do seu valor ser acima ou abaixo da média de mercado você tem que saber justificar os preços para o seu cliente.
Se está cobrando um preço menor, justifique o seu motivo, que é por estar montando um portfólio, por estar ainda em aprendizagem mas ainda ser capaz de produzir ou por ter que definir maiores prazos decidiu dar o desconto.
É importante que seu cliente saiba que independente do valor ser menor, você é um profissional de qualidade e que é uma boa escolha para ele contratar você!
Importante também para aqueles que cobram um valor acima da média é que não tenham medo de perder trabalhos para aqueles que estão cobrando um valor menor.
Mostre ao seu cliente que esse é o seu valor profissional, que sua capacidade faz por merecer o valor a ser cobrado, mostre que o preço é justo sim e que o resultado final valerá cada centavo.
Modificar preço é preciso?
Depois de definido o seu preço final e dado aquela espiadinha na concorrência bate aquela insegurança.
Será que estou certo cobrando um valor tão maior ou menor que o da média de mercado?
Se você realmente acredita no seu valor não há porque mudá-lo.
Se deixar influenciar pelos preços de mercado por conta da insegurança é o mesmo que não acreditar fielmente ao valor que você mesmo deu ao seu trabalho, o seu valor como profissional.
Acredite no seu potencial e na sua capacidade de fazer valer o preço que está cobrando e faça com que o seu cliente acredite nisso tanto quanto você.
A mudança de valores pode ser aceita como estratégia para fidelizar um cliente ou outro, mas que não pode de maneira nenhuma prejudicar o seu financeiro e nem desvalorizar o seu trabalho.
Fica a dica principal do artigo de hoje a todos os freelancers:
Acredite em seu verdadeiro valor antes de qualquer outra pessoa, e defenda ele com todas as suas forças.
Se esforce para ser cada vez melhor para que diante de tal esforço e auto valorização as outras pessoas acabem por dar o verdadeiro valor que você merece.
Não é de palavras que nasce o verdadeiro valor profissional, mas de atitudes!
E você sabe qual o seu valor? Sempre diferenciou preço de valores?
Deixe um comentário dizendo como você lida com os clientes diante desse assunto!