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Uma proposta personalizada bem feita pode ser o diferencial entre conseguir ou não um job. Mas o que exatamente isso significa? Como personalizar e não errar a mão nessa hora? O que não pode faltar nessa proposta?
Hoje, vamos desvendar os segredos para montar uma proposta personalizada na 99Freelas. O que não pode faltar, quais são os erros mais comuns, como precificar… Tudo isso está nas nossas dicas. Vamos nessa?
Dica 1 – Entenda o terreno em que você está pisando
Você já deve saber que a 99Freelas é uma plataforma que aproxima freelancers de clientes. Funciona assim: o cliente lança um novo projeto na plataforma e qualquer freela pode se inscrever como candidato para pegar o job.
A competição é grande, já que a 99Freelas conta com milhares de inscritos. É aí que entra a importância de uma proposta personalizada. É com ela que o freela convence o cliente a contratá-lo.
Dica 2 – Faça o seu marketing
Antes mesmo de fazer a sua proposta, uma provocação: o seu perfil na 99Freelas está bem estruturado?
Essa dica é importante porque após o envio da proposta é muito provável que o contratante se interesse em saber quem é o freela. Se os cartões de visita não estiverem bem construídos, existe uma grande possibilidade de perda de oportunidade.
Dica 3 – O que não pode faltar na proposta
Agora sim, é hora de preparar a proposta. Três itens não podem faltar: a oferta, a duração estimada do trabalho e os detalhes. Todos eles estão no formulário de propostas da 99Freelas. Vamos analisar ponto a ponto:
• A oferta – É o valor que você pretende cobrar pelo trabalho.
• Duração estimada – É o tempo que o freela levará para concluir o projeto.
• Detalhes – É a “venda do peixe”. Aqui, o freela deve discorrer sobre suas experiências, perfil profissional e expectativas.
Dica 4 – Seja justo e realista
A melhor proposta é aquela que é pautada pela realidade. Não adianta fazer promessas que não podem ser cumpridas e muito menos mentir na proposta.
Seja justo consigo mesmo e com o cliente ao definir o valor do serviço. Preços muito altos, ou até muito baixos, podem afastar os clientes. A 99Freelas tem até uma calculadora para ajudar o freela a definir o valor que será cobrado pelo projeto.
Note que há também um campo de oferta final, que é o valor cobrado pelo freela somado à comissão da plataforma.
Na hora de definir o prazo de entrega, vale a mesma lógica. Apontar um período muito curto pode até ser um diferencial, mas é preciso ter a certeza de que você terá tempo suficiente para prestar o serviço com qualidade.
Não tenha medo e nem seja modesto em demasia na hora de falar sobre a sua experiência. Use e abuse de citações a outros projetos realizados. É importante que o potencial cliente saiba exatamente quais são as habilidades do freelancer e como elas podem ser úteis no trabalho a ser realizado.
Dica 5 – Comunicação evita dores de cabeça
No formulário de proposta da 99Freelas há também um botão de “Fazer Pergunta”. Se você tem dúvidas sobre o projeto, não perca tempo em apertar esse botão.
É muito melhor esclarecer desde o primeiro momento o escopo exato do job, quais são as expectativas do cliente e como vai ser feita a entrega. De posse de todas essas informações, as chances de sucesso no job e a possibilidade de uma parceria para outros projetos são muito maiores.