Tempo de leitura: 3 minutos
Veja só que ironia: você já conhece as dicas para ser escolhido para mais projetos na 99Freelas ou em qualquer outra plataforma. O freela que está escrevendo esse artigo endoidou? Que nada!
É só você mesmo se colocar no lugar do contratante, que no caso é o seu cliente, e ponto!
As dicas que vamos apresentar servem para redatores, designers, web designers, tradutores ou profissionais de qualquer outra área.
Ainda não está convencido? Então acompanhe o seguinte raciocínio:
E se você fosse o cliente?
Neste exato momento, você está aqui no blog da 99Freelas como fornecedor de serviços, em busca de informações para ser escolhido para mais projetos.
A boa notícia é que você encontrou uma plataforma segura e estável, que reúne milhares de freelancers e de potenciais clientes. É um excelente início.
Contudo, hoje mesmo você pode estar em uma posição totalmente diferente. Em vez de fornecedor, você vai ser o cliente.
Vamos exemplificar. Digamos que uma torneira no quintal da sua casa esteja pingando. Você fez uma pesquisa e encontrou um encanador que diz poder consertá-la. É dessa situação que vamos extrair as nossas quatro dicas.
Acompanhe!
Dica 1 – respeito aos horários
Você combinou com o encanador que ele estaria agora na sua casa para o reparo na torneira e ele não apareceu? Nem sequer deu satisfação?
O seu problema como cliente permanece. Ou seja, o prestador de serviço não resolveu a questão e, ainda por cima, fez com que você perdesse a tarde o esperando.
Nosso amigo encanador certamente perdeu a chance de trabalhar para você no futuro. Além disso, você certamente não vai fazer uma indicação dele para um amigo.
Já deu para sacar que estamos falando no cumprimento de prazos, né? Quando você é pontual nas suas entregas, a chance de ser escolhido para mais projetos no futuro é muito maior.
Dica 2 – trabalho impecável
Nessa segunda situação, o encanador até apareceu no horário combinado e resolveu o vazamento. Só que poucos dias depois, o gotejamento da torneira voltou, já que o material usado não era dos melhores.
Faltou qualidade no serviço e, por isso, você vai precisar gastar tempo e dinheiro novamente com o mesmo serviço. É de irritar, não é? Você voltaria a contratar o profissional ou o indicaria a um amigo? Claro que não.
Não seja punido pela falta de qualidade do serviço prestado. Carinho e atenção na entrega é fundamental para ser escolhido para mais projetos.
Dica 3 – saiba quais serviços pegar
Imagine agora que o profissional garantiu saber fazer o conserto, mas quando chegou até a sua casa veio junto com um grande plot twist: ele não sabe nada sobre encanamentos, torneiras e nem sequer tem as ferramentas necessárias para o conserto.
Essa certamente foi a primeira e a última vez que ele foi chamado por você para um serviço.
Da mesma forma, você só deve topar um serviço como freela se tiver certeza que pode fazer a entrega. Você só vai ser chamado para mais projetos se tiver conhecimento sobre o job e as ferramentas necessárias para a entrega.
Enrolar não é uma opção para quem quer se sobressair em um mercado competitivo como o que vivemos. Enrolar só vai reduzir as suas chances de conquistar uma clientela fiel.
Dica 4 – fique em evidência
O quarto encanador foi pontual, fez um serviço rápido e eficiente. Que baita profissional! Certamente tem totais condições para se chamado para mais projetos. Ou para mais consertos no caso dele.
Porém, quando uma outra torneira apresentou um problema, você não encontra o contato dele. O prestador de serviço de excelência sumiu!
Você, como freela, não deve sumir!
Mandar uma mensagem no WhatsApp ou e-mail do cliente para perguntar se tudo deu certo, além de uma atitude simpática, é uma boa estratégia para que ele tenha o seu contato no futuro.
Periodicamente você pode também mandar mensagens, tomando cuidado para não ser invasivo. Com um pouco de sorte, novos projetos devem surgir a partir dessa atitude.