Tempo de leitura: 4 minutos
Você, freelancer com alguma experiência, consegue se organizar para tirar férias? Se a resposta for sim, está de parabéns. Esse descanso é fundamental para a saúde, o bem-estar e até para a produtividade no restante do ano.
Contudo, se a resposta for não, está na hora de rever esse conceito. Lembre-se que você mesmo é responsável por gerenciar seu tempo e fluxo de trabalho. Assim, entender (e usufruir) os benefícios de um período de descanso também é uma tarefa à qual você deve estar atento.
Aí entra a questão primordial: como fazer isso?
Se você tem essa dúvida, saiba que não é o único. É muito comum que o freela acabe deixando de lado esse descanso. Mas não se preocupe, com algumas dicas simples você chega lá.
Acompanhe e bom descanso pra você!
Planejar é preciso
Ser freelancer e como ser uma empresa de uma só pessoa. Bom… algumas vezes você até pode ter uma ajuda de uma ou outra pessoa, mas na maioria dos casos o próprio freela é responsável pela produção, pelas vendas, pelas entregas e tudo mais que é relacionado ao trabalho.
Então anote aí mais uma tarefa: a gestão.
Planilhar produção, custos, ganhos, entre outras tarefas, é gerenciar o seu negócio. E nesse tipo de gerenciamento também tem que entrar a gestão de férias.
Não é tão difícil. Faça um planejamento antecipado, defina o período em que você se afastará das tarefas cotidianas e notifique clientes com antecedência. Com um pouco de flexibilidade e jogo de cintura é sim possível se organizar para tirar férias de verdade.
Negocie com clientes e parceiros
Alguns jobs exigem atenção integral. Você precisa entregar um determinado serviço, sem falta, uma vez por semana. Tenha em mente que mesmo assim o freelancer tem estratégias para se organizar e tirar férias de verdade.
Pode ser que você precise antecipar a entrega de alguns jobs ou atrasar o início de outros. Negociar esse tipo de acerto é natural no mercado de trabalho mais moderno.
Em casos de freelancers que trabalham em equipe, um parceiro de confiança pode assumir uma função para que você descanse agora. No futuro, será a sua vez de “devolver” o favor. Isso acontece todos os dias nas empresas, e pode muito bem funcionar no mercado de freelas também.
Lembre-se: a confiabilidade é uma característica do bom profissional. Seja qual for a sua estratégia para organizar as férias, comunique o seu cliente. Isso pode evitar enormes dores de cabeça.
Prazo definido é prazo cumprido
Se você é um freelancer de qualidade, membro do 99Freelas ou não, sabe bem dessa máxima. Prazos de entrega de qualquer job existem para serem cumpridos. O período de férias funciona da mesma maneira. Se o combinado é retornar no dia X, no horário Y, esse prazo está aí para ser cumprido.
Se a data de retorno estiver definida, esticar o descanso, por mais atrativo que isso possa parecer, não é uma opção.
Mesmo que o seu cliente tenha amizade contigo, quando estamos “freelando” essa é uma relação profissional. E nesse tipo de relacionamento, o combinado não sai caro.
O que fazer se o cliente não te larga?
Já falamos aqui sobre a possibilidade de antecipação de entregas, adiamento de início de novos jobs e sobre a possibilidade de encontrar um substituto para cumprir as suas tarefas. Mas o que fazer se o cliente tem uma relação de dependência contigo?
O melhor nesse caso é sentar-se para uma conversa franca com ele. E como uma negociação em que você expõe as suas necessidades, define prazos, estratégias para serem adotadas na sua ausência e em que situações o cliente pode entrar em contato com você em caso de emergências.
Mais uma vez, planejamento e franqueza na relação são as bases na relação cliente-freelancer. Use esse conceito a seu favor.
Concentre-se… em descansar
Conseguiu as férias? Então é hora de concentrar-se nelas. Na medida do possível, desconecte-se de e-mails, chamadas e mensagens relacionadas ao trabalho.
É hora de reservar um tempo para você, sua família e amigos.
Recarregue as suas baterias, curta o máximo possível, e volte com força total para estar mais produtivo e inspirado!