Tempo de leitura: 3 minutos
Está precisando conquistar mais clientes? E como está o seu portfólio? Será que uma melhoria nele não é a solução que você precisa para receber mais? Se você acha que sim, então leia este artigo para descobrir tudo o que precisa saber para montar um portfólio eficiente.
Exiba os seus melhores trabalhos
Algumas pessoas acham que o portfólio deve conter os trabalhos mais recentes, porém não é bem assim. Afinal, se você executou um serviço fantástico há algum tempo, vai deixar de exibi-lo porque não o fez recentemente?
Desse modo, faça uma análise em todos os seus jobs e defina quais têm mais relevância, quais se apresentam como destaque na sua profissão. São esses que você deve escolher para seu portfólio, mesmo que sejam antigos.
Dica extra: coloque seus melhores jobs como primeiro e último no portfólio. Assim você deixará um gostinho de quero mais nos clientes, que ficarão ansiosos para conhecer mais do seu trabalho.
Procure variar as categorias de serviço
Se você trabalha com mais de um serviço dentro do seu segmento, procure variar as categorias em seu portfólio, para não cansar o cliente. Por exemplo, se você trabalha com fotografia, não coloque muitos modelos de crianças para depois inserir jobs em casamento.
Varie a exposição do seu trabalho para continuar despertando a atenção do cliente, sem deixá-lo se cansar após ver muito do mesmo. Essa variação pode ser bem importante, acredite. Ele vai ficar pensando se tem mais daquela categoria ou se você já acabou, o que remete novamente ao quero mais.
Atraia com os elementos certos
Agora, note que no título deste artigo nós citamos um portfólio eficiente, não bonito. É claro que beleza sempre chama a atenção, mas você precisa atentar-se ao que realmente importa, e não ao que é belo.
Se você conseguir fazer um portfólio bonito e eficiente, ótimo. Porém, foque no conteúdo, na relevância do seu portfólio para o cliente, sem deixar que a beleza o atraia em primeiro lugar. Afinal, certamente você sabe como é decepcionante se deparar com um rostinho bonito, mas que não tem conteúdo. Vale o mesmo para o portfólio, então atraia os elementos certos nele.
Conte a sua história
Você também pode, resumidamente, contar a sua história. É claro que fatos importantes da sua profissão não podem faltar, mas você também pode citar algo pessoal que aconteceu e fez diferença para que você se tornasse a pessoa que é hoje. Isso gera identificação e pode trazer reconhecimento, autoridade.
Outra coisa que cabe aqui são fotos e relatos de bastidores, isto é, o que você fez que o ajudou a atingir um bom resultado. Exemplos: imagens do seu home office, de trabalhos em andamento, depoimentos de pessoas importantes para você, etc.
É claro que aqui vale principalmente o bom senso, mas, se você achar que é relevante, não hesite em colocar. Sempre se pode retirar a informação caso os resultados não mostrem que foi uma boa acrescentar isso.
Vamos começar a montar ou editar o seu portfólio? Torne-o eficiente com as nossas dicas!