Tempo de leitura: 3 minutos
Sem dúvida, não é todo dia que você acorda com pique para trabalhar. Isso acontece com todos, mas é preocupante para o freelancer porque seu sustento vem da realização de suas atividades. Quer saber como ter motivação para trabalhar com tudo todos os dias? Veja nossas dicas.
Estabeleça suas metas pessoais e profissionais
Sabe quando você acorda com preguiça, mas então se lembra de que naquele dia vai a um show do seu cantor favorito? Certamente você fica animado imediatamente! Mas o que isso tem a ver com ter motivação para trabalhar?
É com o seu trabalho que você obtém rendimento para realizar sonhos. Pode demorar um pouco, não é algo imediato, mas cada dia trabalhado é um passo a mais para você chegar lá. Portanto estabeleça metas pessoais e profissionais, e agora é um ótimo momento para fazer isso. Quando pensar em desanimar, se lembre das suas metas.
Estude os seus hábitos
Também pode ser que você não esteja com motivação para trabalhar porque está com maus hábitos. Para saber se esse é o seu caso, analise a sua rotina.
Você tem dormido menos de oito horas por noite? Você se alimenta de forma errada, deixando que os lanches rápidos levem a melhor? Não pratica exercícios físicos com frequência, nem mesmo uma caminhada? Bebe grandes quantidades de álcool todos os dias, ou consome drogas ilícitas?
Os maus hábitos refletem diretamente na motivação para trabalhar. Se você não se cuida, não terá ânimo para fazer o que precisa ser feito. A preguiça vai ganhar.
Comemore suas pequenas vitórias
E se você faz tudo certinho, mas não se recompensa, provavelmente a falta de motivação vem daí. É claro que você está mais perto de atingir suas metas, mas pode demorar para elas serem conquistadas, então pequenas recompensas são extremamente válidas.
Veja bem, são pequenas atitudes para mostrar que você venceu aquela etapa, como uma pausa para assistir a uma série, o pedido de um lanche por aplicativo, a compra de uma roupa que você deseja, etc. Não perca o foco nem gaste demais, é uma premiação para você se sentir animado a prosseguir.
Faça o que precisa ser feito
Você tem o trabalho dos sonhos, quando abriu mão do emprego com carteira registrada (ou quando nunca escolheu trabalhar dessa forma). Por esse motivo, já tem meio caminho andado para o sucesso e a motivação, porque você faz o que gosta em horários flexíveis.
Porém, essa rotina com mais liberdade pode gerar preguiça, pode fazer com que você postergue a realização das suas tarefas. O que fazer, então? Além de seguir as dicas anteriores, faça o que precisa ser feito. Você é adulto, responsável pelo pagamento dos seus boletos, e nem tudo é mil maravilhas. Você vai ter sono, preguiça e vontade de não fazer nada, mas não pode fazer isso.
É como ir à academia, comer salada ou dormir cedo. Manter a disciplina pode ser chato algumas vezes, mas é necessário para você chegar lá. Arranje motivos para trabalhar com tudo, no final vai valer a pena.