Tempo de leitura: 3 minutos
A preocupação com as finanças é problema da maioria das pessoas. Contudo, geralmente é ainda maior para os freelancers, pessoas que trabalham por conta e não têm salário fixo. Se você se identificou com o assunto, conheça nosso guia completo de gestão financeira para freelancers.
O que você pode fazer para cuidar das suas finanças
Longe de vir preocupar você, nosso intuito com este artigo é facilitar a sua vida financeira, fazer com que você esteja mais tranquilo com seus rendimentos. Quer saber como? É só acompanhar as nossas dicas. São poucas, mas muito válidas.
Faça cálculos e reservas
Todos os meses, calcule e reserve o seu dinheiro em três categorias: salário, custos e reservas para emergências ou investimentos. A parte do salário se refere ao seu pagamento, como se você fosse um funcionário do seu negócio.
Em seguida, separe o valor para pagamento dos seus custos. A terceira parte é a sua reserva, aquela em que você somente mexerá quando for muito necessário.
Mesmo que você tenha recebido menos do que precisava, separe o seu salário. Esse é o seu pagamento pelo serviço mensal!
Ah, e você deve separar as despesas pessoais das empresariais. As pessoais você paga com o seu salário, enquanto as empresariais são quitadas com a parte dos custos.
Se necessário, ajuste seus valores
Caso você não consiga receber o suficiente para separar o seu rendimento em três partes, muito provavelmente você não está fazendo uma boa gestão financeira do seu negócio. Assim, temos algumas soluções:
- ajustar seus valores para os serviços prestados, de forma a encaixar suas despesas;
- diminuir seus custos mensais, para encaixá-los no valor que você recebe. Isso se você já cobra o valor médio praticado pelos seus semelhantes.
Procure ter clientes fixos
Outra solução vai ser apresentada agora: ter clientes fixos. Quanto mais longo for o contrato de prestação de serviços entre você e o cliente, por mais tempo você terá dinheiro a receber todos os meses, e dinheiro garantido.
Dessa forma, você não vai precisar se preocupar com as finanças por um tempo, já que sabe que terá valores fixos a receber enquanto os contratos durarem.
Tenha um fluxo de caixa
Trabalhando dessa maneira, você poderá receber mais valores do que o necessário para as três reservas. O que fazer então?
É lógico que você não vai sair esbanjando por aí, até porque nem sempre você terá um bom salário todos os meses. Sendo assim, a dica é ter um fluxo de caixa. Como isso funciona?
Você receberá valores maiores em alguns meses, mas menores em outros. Quando receber mais, poderá guardar dinheiro para os meses de menos trabalho. Desse modo, você não precisará se preocupar quando faltar trabalho, porque conseguirá se sustentar por um tempo.
Aliás, essa é a dica que informamos para as pessoas que querem trabalhar como freelancer em tempo integral. Sempre falamos para ter uma reserva para alguns meses, porque no começo as coisas podem ser difíceis.
Nossas dicas podem ajudar você a melhorar a gestão financeira do seu negócio. Que tal começar agora?