Tempo de leitura: 3 minutos
Você já ouviu falar na síndrome do impostor? Muitas pessoas possuem experiência, estudaram demais, mas se sentem impostoras na hora de realizar serviços a terceiros, por conta da insegurança. Você se identificou? Leia para saber como se sentir mais seguro com o seu trabalho.
Por que você se acha um impostor?
Para andar na contramão da insegurança, faça uma autocrítica bem sincera sobre a sua carreira. Faça perguntas como:
- Por que me acho um impostor?
- Por que não me sinto seguro ao prestar serviços?
Pergunte-se também:
- O que eu posso fazer para diminuir essa sensação ruim?
- O que me causa insegurança no trabalho?
Quanto mais sincero você for consigo, mais chances terá de mudar suas atitudes. Pode ser que você realmente não esteja tão preparado quanto os outros profissionais, então vale a pena pensar em atitudes para melhorar sua carreira.
Escreva suas qualidades
A primeira parte dessa autoanálise pode ser complicada, porque ninguém gosta de olhar e reconhecer suas fraquezas. Contudo, certamente você também tem muitas qualidades, muitos pontos fortes que merecem ser destacados, e chegou a hora de reconhecê-los.
É o momento também de você se lembrar dos elogios que recebeu pela prestação do serviço e das palavras carinhosas que seus amigos e familiares dizem sobre você. É uma forma de você se entender como capaz.
Mude suas atitudes
Entender-se como capaz nem sempre é fácil! Mas, se você recebe elogios, se especializa e procura fazer um bom trabalho, por que não se sentir seguro com o seu serviço?
Preste mais atenção ao seu redor, nos feedbacks recebidos, e aos aceite com modéstia. Não se rebaixe quando alguém fizer um elogio, porque você batalhou muito para isso. A não ser que você realmente precise correr atrás para chegar lá, mas nem isso é motivo de desânimo, porque para tudo há solução.
Cuidado com quem você anda
Sim, há solução para tudo, inclusive para novos relacionamentos. Afinal, pode ser que a sua síndrome do impostor esteja atrelada a relações tóxicas. Se você tem na sua vida uma pessoa que te rebaixa, que te menospreza, que não entende o valor do seu trabalho e só fala mal de tudo o que você faz, cuidado!
Quem trabalha como freelancer sabe que essa é uma relação um pouco conturbada com amigos e familiares, porque muitos não entendem que você trabalha como os outros, que você não fica na frente do computador o dia todo, sem fazer nada. Pessoas assim nos levam para baixo e sugam a nossa segurança. Analise suas relações!
Faça planos e trace metas
Vamos finalizar com esta dica: faça planos e trace metas. Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com se sentir mais seguro com o seu trabalho, mas acredite que tem, sim. Isso porque, quando você tem objetivos, luta para realizá-los.
Você vai correr atrás dos seus sonhos, nem que para isso precise estudar mais, buscar mais clientes, praticar mais as suas atividades. E segurança vem com a prática. Abaixo à síndrome do impostor!