Tempo de leitura: 3 minutos
Freelancers trabalham com horários flexíveis. Porém, essa flexibilidade pode ser um problema para pessoas que não conseguem negar trabalho e atuam por muitas horas todos os dias, sem fazer pausas ou descansos adequados. Se você trabalha dessa forma, leia o artigo para saber se a sua paixão pelo trabalho passou do normal e se tornou excessiva.
Como identificar um workaholic
Workaholic são as pessoas que descrevemos na introdução deste artigo. São profissionais que trabalham excessivamente e não conseguem se desligar do serviço. Eles não folgam, almoçam na mesa do trabalho (trabalhando) e exercem seu expediente das primeiras horas do dia às últimas. Param só para dormir, e olhe lá!
Você se identificou com essas características? Será que você é um workaholic? Será que você tem paixão excessiva pelo seu trabalho, acima do que é saudável para as pessoas?
Vamos ver isso agora, continue a leitura para descobrir.
Você sempre está ansioso ou estressado
Pessoas que trabalham excessivamente estão sempre ansiosas ou estressadas nos momentos de lazer. Elas só se sentem satisfeitas e realizadas durante o expediente, e não conseguem curtir folgas ou descansos sem estar com a cabeça no trabalho.
Você nunca consegue tempo para praticar esportes
Se você só se sente satisfeito enquanto está trabalhando, não consegue dispender tempo para cuidar de si, da sua saúde; por exemplo, para praticar esportes. Quem tem uma paixão anormal pelo trabalho vive adiando as práticas esportivas, porque prefere ficar trabalhando a frequentar academia.
Livros são objetos de decoração
Se essas pessoas não têm tempo para praticar esportes, imagine para ler algo fora do seu segmento de atuação. Isso jamais! Os livros são objeto de decoração, eles enfeitam mesas, prateleiras e estantes. É impossível encaixar quinze minutos de leitura na sua rotina, porque nunca há tempo para o lazer. Sempre se pode trabalhar mais um pouquinho.
Os relacionamentos são rasos e sem qualidade
É claro que, sendo um apaixonado excessivo pelo trabalho, o workaholic não consegue cultivar bons relacionamentos, apenas rasos e sem qualidade. Afinal, como fazer e manter amizades se todas as horas são dedicadas ao trabalho? Os únicos contatos são com pessoas do setor, seja no home office, no coworking ou em reuniões agendadas.
Sem tempo para o lazer
Como já foi mencionado aqui, quem tem paixão excessiva pelo trabalho não consegue folgar nem descansar adequadamente, porque todo tempo é dedicado ao serviço. Sem tempo para ler, praticar esportes e cultivar relacionamentos, é claro que também não terá como apreciar momentos de lazer. Ele pode até tentar, mas se sente culpado por não estar trabalhando.
A disponibilidade é total
O workaholic tenta, mas não consegue se desligar. Isso porque ele recebe alertas sobre chegadas de e-mails e mensagens instantâneas o tempo todo, e o seu telefone nunca está no modo silencioso. Portanto, a disponibilidade é total, 24 horas por dia, sete dias na semana.
Se você se identificou com essas características, a sua paixão pelo trabalho é excessiva. Isso não é saudável e pode prejudicar sua atuação. Mude para não ser pego desprevenido por problemas de saúde!