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Você pode estar surpreso com a pergunta do título deste artigo, talvez se perguntando: mas eu sou freelancer, o que o posicionamento de marca tem a ver comigo? Pois bem, se ler o que preparamos para você, vai entender que o posicionamento da marca é importante para empresas e empreendedores, portanto isso é válido para você. Vamos lá?
Por que o posicionamento de marca é importante?
Você, mais do que ninguém, deve saber que o mercado está extremamente competitivo. As pessoas estão cada vez mais exigentes, e os profissionais que não estão qualificados não vão conseguir atingir seus objetivos.
Portanto, se você não souber posicionar a sua marca no mercado, se não tiver um diferencial para se destacar dos outros freelancers, vai ficar para trás. Quem faz o básico, apenas aquilo que foi combinado, geralmente perde para quem mostra bônus ao que o cliente pediu.
Veja os projetos de nossa plataforma e comprove
Para você ter uma ideia de como o mercado está competitivo, sugerimos que veja os projetos disponíveis em nossa plataforma 99Freelas. Como você vai comprovar, há muitas oportunidades todos os dias, mas o mesmo acontece com os candidatos. Em poucos minutos, vários deles deixam suas propostas aos clientes.
Aí vem a pergunta que não quer calar: como se posicionar para ter uma proposta vencedora? Como sair na frente de tantos freelancers que se candidataram ao mesmo projeto que você? A resposta é: pelo posicionamento da marca.
Por que você deve fazer posicionamento de marca
Fazer posicionamento de marca significa a forma como você vai posicionar a sua marca para ser visto como deseja pela sociedade.
No caso de freelancers, quer dizer a forma como você vai posicionar a sua imagem no mercado, com valores, qualidades e competências. Quanto mais pontos positivos você tiver, mais vai se posicionar favoravelmente. É a sua maneira de se destacar entre tantos freelancers e aumentar as suas chances de ser escolhido.
E mais: não se esqueça do que dissemos acima, que sempre é interessante mostrar um bônus ao cliente, sempre querer fazer mais por ele. Isso é um belo diferencial, e os clientes entenderão que vale a pena pagar o preço que você pede, porque ele traz valor agregado.
Se possível, posicione-se como especialista
Nós recomendamos que você, se possível, se posicione como um especialista, e não como um faz-tudo. Existe um dito popular que diz: quem abraça tudo não aperta nada, e ele é bem verdadeiro. Se você se especializa em algo, vai trabalhar todo dia com isso e, consequentemente, se aprimorar melhorar a qualidade do serviço.
Pelo contrário, se você faz diversas funções dentro do seu segmento de atuação, ou até mesmo em segmentos variados, dificilmente vai conseguir realizar todos os trabalhos com a mesma qualidade. É como um professor lecionar matemática hoje, geografia amanhã, ciências no dia seguinte, e assim por diante. Entendeu aonde queremos chegar?
Não abra mão de posicionar a sua marca no mercado, e procure posicionar-se sempre em destaque. Você vai conseguir o que deseja!