Tempo de leitura: 4 minutos
Uma vez que você decidiu ser freelancer e desenvolver as suas atividades profissionais de forma autônoma, é hora de estabelecer também um plano de ação para a sua carreira – um planejamento assertivo que organize as suas ações e permita atingir as suas metas de forma mais rápida e segura.
Assim como acontece com as empresas, apenas aqueles que planejam as suas ações permanecem com o tempo no mercado. Planejar é uma forma de dar vida aos seus sonhos profissionais, poupando tempo e recursos e se destacando entre a concorrência.
O que é um plano de ação?
Um plano de ação é uma espécie de roteiro, uma jornada organizada para que você empreendedor freelancer atinja a sua meta. É o direcionamento semanal ou mensal que você dará às suas ações, antes da execução propriamente dita. Antes de partir para a batalha de mercado, você tem que se organizar e estruturar ações de médio, curto e longo prazos. Assim ficará mais fácil prever o que fazer em qualquer situação.
Como criar um plano de ação incrível?
Confira 9 dicas essenciais para criar um modelo de plano de ação perfeito:
1. Metas segmentadas
Se você tem objetivos ousados em sua carreira de freelancer, que tal transformar a sua meta maior em pequenas metas semanais? Assim, todas as semanas você verá um pouco do resultado a ser atingindo, além de ficar mais fácil ter resultados de fato. Esta é uma decisão bem estratégica. Por exemplo, se o seu objetivo é ter 100 clientes fixos para os serviços que fornece, foque em alcançar 5 clientes novos por semana – é mais fácil conseguir 5 que 100.
Aproveite, registre e comemore cada resultado, por menor que seja!
2. Priorize!
Se você já tem noção do que fazer para atingir os seus objetivos, organize a sua lista em prioridades. Cumpra diariamente as suas ações, priorizando as mais importantes para as menos importantes. Tenha uma agenda funcional. Listar prioridades faz com que você não caia na armadinha da procrastinação.
3. Elabore um cronograma
Se você já estabeleceu as suas prioridades, é hora de definir prazos. Elabore um cronograma com data, local, pessoas envolvidas (além de você mesmo) e os recursos que irá utilizar em cada tarefa. Faça cronogramas semanais.
4. Recursos necessários
É muito importante definir os recursos necessários para o seu plano dar certo antes de colocá-lo em ação: liste os recursos financeiros, recursos humanos, espaço físico, tempo, etc.
5. De olho nas contingências
Desafios e problemas sempre surgem. A diferença entre o sucesso e o fracasso para um empreendedor freelancer é prever estas situações. Liste possíveis problemas, as suas causas e possíveis soluções. Você não precisa se preocupar de imediato em resolver problemas que ainda não existam, apenas se preparar e preveni-los.
6. Monte as suas próprias estratégias
Cada área de atuação tem os seus próprios métodos, assim como cada pessoa tem uma forma de agir. Para acelerar os seus objetivos, identifique as melhores saídas para solucionar as suas metas. Considere sempre a eficiência e a praticidade.
7. Saiba delegar tarefas!
Um freelancer sempre abraça o seu mundo, ou seja, é responsável por suas ações darem certo. Mas nem sempre precisa executar todas as suas tarefas ele mesmo. Na falta de tempo ou de certos conhecimentos, delegue tarefas para pessoas de confiança e de competência. Desapegue-se das tarefas melhores e impulsione o seu plano de ação. Esta é uma forma estratégica de gestão do tempo.
8. Tenha um orçamento
Uma carreira de freelancer, como qualquer outra, requer investimentos. Saiba usar parte dos seus ganhos para melhorar a sua posição no mercado. Além disso, toda ação possui despesas – mesmo que seja o tempo necessário para realizá-las. Identifique quais serão as suas necessidades financeiras e investimentos, além dos gastos fixos, e não seja pego de surpresa.
9. Já tem um plano de ação? Repasse todos os detalhes
Este é o momento de você verificar se todas as suas ações poderão ser atendidas, se possui noção de tudo o que irá precisar para cumprir as suas tarefas. Tenha o hábito de verificar todo o seu plano de ação antes de começar a cumpri-lo. Alinhe tudo o que ainda estiver faltando ou em dúvida. Esta é uma forma de garantir a execução perfeita para os seus objetivos. Depois disso, é só partir para a conquista!