Métodos realmente eficazes para você dormir bem e rápido

Tempo de leitura: 5 minutos

Apesar de ser um ato comum em que poucos dão a atenção necessária para o assunto, ter uma boa noite de sono é extremamente importante para nossa saúde e ajuda a manter a concentração que o trabalho nos cobra do dia a dia. Freelancers geralmente têm seus horários desregulados, por isso têm mais dificuldade na hora de dormir.

Aqui estão métodos eficazes para você dormir mais rápido e dormir bem:

Tenha uma cama confortável

Ter uma cama sempre limpa, travesseiros aconchegantes e lençol de tecido confortável te ajudarão a proporcionar uma boa noite de sono. Fique atento com seu colchão, existem colchões que fazem mal para sua coluna, causando dores e incômodos. O correto é trocar seu colchão a cada 7 anos. Faça da sua cama o lugar em que você não vê a hora de estar nela.

Tome um bom banho quente

Além de tirar toda a ‘’sujeira’’ que se acumulou do dia e todo o estresse, a elevada temperatura da água sobre a pele libera as tensões dos músculos, o que te deixará  relaxado e que consequentemente te levará para um sono profundo e tranquilo. A água fria não trará os mesmos benefícios que a água quente, o ideal é que a água esteja em uma temperatura acima de 38º C. Tome um banho quente de 20 à 30 minutos, deixe que todos os seus problemas que você passou pelo dia e todos os seus pensamentos ruins sejam levados para o ralo junto com a água. Saia do banho renovado e livre de qualquer preocupação.

Deixe seu quarto fresco

Com o ambiente fresco e com um bom banho quente tomado, seu corpo será induzido para a sonolência. A temperatura ideal para o ambiente em que irá dormir é de 20º à 25ºC, porém deixe a uma temperatura em que irá se sentir confortável, passar frio também não será bom. Com o ambiente fresco, incômodos como passar calor e suar serão evitados.

Acenda uma luz de cor laranja

Para conseguir atingir seu sono mais rápido, acenda uma luz laranja em seu quarto por cerca de 1 hora antes de você ir dormir.

Além de ser a única cor que não contém o azul (ele te influencia a ficar acordado, mesmo você estando com sono), a cor laranja consegue estimular a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Toque o rosto

Esfregue rapidamente a palma de uma mão na outra e coloque-as sobre os olhos. Respire lentamente enquanto faz isso. Esse método é excelente para o sono aparecer.

Desligue todos os aparelhos eletrônicos

Os aparelhos eletrônicos como celular, televisão, tablets, computadores, entre outros, possuem em sua tela a cor azul, o que te estimulará a ficar acordado, além de possuírem ruídos que farão seu cérebro ficar atento e não relaxado. Por isso deixe-os desligados, caso não queira desligar o celular, deixe no modo silencioso para que não interrompa seu sono.

Respiração

A respiração irá te ajudar a relaxar e a dormir mais rápido. Preste atenção em sua respiração, inspire e expire lentamente de forma natural, sinta o ar chegando até o seu pulmão. Esse truque diminui o estresse, o causador da insônia.

Exercite-se

Você deve fazer exercícios frequentemente, isso te dará uma vida saudável e também te ajudará na hora de dormir. Mas lembre-se de praticar exercícios no máximo até 3 horas antes de você ir dormir. Apesar dos músculos ficarem cansados, seu coração estará acelerado, o que te deixará agitado, dificultando você a dormir. Se você não gosta de exercícios, yoga é uma ótima opção.

Nada de comida pesada no jantar

Quanto mais pesada for a comida, mais tempo ela irá demorar para ser digerida. Com isso, a sensação de estômago pesado e estufado será um incomodo na hora de você dormir, por isso evite alimentos com gordura e coma até 3 horas antes de dormir para que a digestão possa ser feita até lá. Opte por alimentos leves, como uma sopa de legumes, peito de peru e frutas.

Líquidos

Líquidos como chá de camomila e um leite quente tem o poder de calmante que irão ser muito úteis para uma boa noite de sono. Café, refrigerante e álcool não têm espaço no seu cardápio, esses líquidos irão exercer o efeito contrário do que você deseja, eles irão deixar você agitado e você irá perder o seu sono. Para quem acorda à noite para beber água, o ideal é deixar uma garrafinha de água ao alcance das mãos, assim você não terá que se levantar, o que iria fazer você perder o seu sono.

Não leve trabalho para cama

A hora de dormir é essencial para que você acorde com sua mente e com seu corpo renovados. Por isso é aconselhável terminar o trabalho antes de ir se deitar. Se você não terminar o trabalho e se deitar, seu cérebro não ficará relaxado, pois ele estará agitado por não ter resolvido um problema. Tente terminar todo o trabalho 2 horas antes de se deitar, para que assim seu cérebro esteja relaxado na hora de dormir.

Leia um livro

Ler um livro antes de dormir é excelente para relaxar o cérebro, assim você terá uma noite de sono tranquila e profunda.

Para você cumprir com seus compromissos do dia, você precisa estar descansado e com energia, para isso uma noite de sono tranquila e profunda é extremamente essencial.

E você? Tem um truque infalível para dormir? Compartilhe com a gente, deixe nos comentários para que seus métodos possam ajudar outras pessoas.

Sobre 99Freelas

99Freelas é uma plataforma que possibilita que empresas e pessoas comuns encontrem freelancers talentosos para desenvolver seus projetos. E ao mesmo tempo que profissionais freelancers encontrem as oportunidades de trabalho que procuram. Isso tudo da forma mais fácil, rápido e totalmente segura.