Tempo de leitura: 2 minutos
A rotina do freelancer parece ser mais tranquila do que a dos trabalhadores tradicionais, já que você é o chefe, pode atuar de onde quiser, até mesmo de casa, de pijama, em horários flexíveis. Contudo, sabemos que também é um trabalho que exige muito, e o estresse pode se fazer presente. Você sabe como gerenciá-lo?
Vida de freelancer x estresse
Apesar dos grandes benefícios de ser freelancer, o estresse pode fazer parte da sua rotina, já que agora você é o responsável pelo seu rendimento e sustento familiar. Não há ninguém para agendar seus compromissos, nem a quem delegar tarefas ou resolver problemas sérios e urgentes.
Já que o estresse não pode ser evitado, situação comum em praticamente todas as profissões, aprenda a gerenciá-lo com nossas dicas seguintes.
Saiba quando dizer não
Sabemos que quanto mais trabalho, mais renda, mas é importante pensar na sua capacidade de realização, e também na sua saúde. Se você não consegue mais atender clientes, realmente é o momento de dizer não, de deixar para a próxima oportunidade.
Quem realmente gosta do seu trabalho, saberá esperar a sua vez, porque tem certeza de que valerá a pena. Assumir mais do que dará conta irá sobrecarregar a sua rotina, trazer muito estresse e comprometer a qualidade do seu trabalho.
Defina seus horários de expediente
Quando você trabalhava de modo tradicional, geralmente exercia seu expediente em oito horas por dia. Agora, deverá atuar de modo semelhante. Isto é, sem sobrecarregar seu dia, adequando a sua realidade pessoal à profissional e vice-versa.
Assim, ajuste os trabalhos de acordo com as horas para elaboração, e faça várias pausas durante o dia, para aliviar a mente, beber água, fazer um lanche e alongar o corpo. Recomenda-se uma parada a cada quarenta e cinco minutos, de dez minutos.
Mantenha-se concentrado
Ao realizar um projeto, concentre-se nele. De preferência, deixe os alertas de mensagens e e-mails desativados, para não prejudicar o foco. Ao final, você pode checar as notificações.
Dessa forma, você se sentirá mais produtivo e menos estressado. Faça o teste, controle a sua ansiedade de olhar os alertas o tempo todo, e perceba a diferença.
Tenha um passatempo
O que você faz no seu tempo livre? Se apenas cuida das tarefas domésticas e vai dormir, está fazendo tudo errado. Elas também são importantes, claro, mas é fundamental ter um passatempo, algo que nos faz bem e é prazeroso.
Sugestões: ler um livro que não está relacionado à sua profissão, fazer uma caminhada, ouvir música, cozinhar, fazer jardinagem, dançar, artesanato, entre outros. E tente caminhar sob o sol, para repor a vitamina D, respirando profundamente.
Tire uma soneca
Nós recomendamos que você durma pelo menos oito horas por noite, mas seria bastante interessante também tirar uma soneca de vinte minutos, não mais do que trinta, todos os dias. É um método curativo!
São atitudes que podem minimizar o seu estresse, torná-lo mais produtivo e ajudá-lo a ter mais qualidade de vida. Faça esses experimentos e comprove em pouco tempo os benefícios.