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Você bem sabe que não é fácil conseguir trabalho como freelancer. Contudo, com as nossas dicas de técnicas de negociação para freelancers, o seu serviço pode receber mais clientes. Veja como!
Planeje a negociação
Ao se interessar por um projeto, você poderá se candidatar a ele. Assim, é preciso preencher o campo para o envio de sua proposta. Muitos freelancers escrevem o que vem à cabeça, sem planejamento, com pressa de enviar e sair na frente.
Para alguns pode dar certo, mas o risco de erro é grande. Afinal, se outros freelancers preencheram uma proposta com planejamento, visando todos os aspectos do serviço, eles podem sair vencedores.
Portanto, ao se interessar por uma proposta, faça um bom planejamento do que você escreverá nos campos que serão enviados ao cliente. Planeje cada etapa, incluindo possíveis objeções e que concessões você poderá fazer.
Por exemplo: até quanto você poderá baixar o preço, quantos dias você poderá reduzir para entregar o trabalho de acordo com o objetivo do cliente, etc. Não precisa ser um planejamento por escrito, mas pense antes de fazer uma proposta por impulso. Negocie!
Técnica de observação e diálogo
Aqui novamente afirmarmos que o impulso é inimigo de uma boa negociação. Se você poderá sair vencedor ganhando mais, ou cumprindo o projeto com folga, por que agir do contrário?
O poder de observação e diálogo deveria ser desenvolvido por todos os freelancers, pois o sucesso pode vir daí. Afinal, após observar o que o cliente quer, e dizer as palavras ideais, você poderá identificar até que ponto o negociante está disposto a ceder.
Portanto, evite falar demais em sua proposta e nas negociações. Prefira ler o que o cliente propõe e faça as perguntas necessárias para conhecer a sua proposta. Certamente ele também tem uma em mente quando abriu o projeto, mas que poderá ser negociada de acordo com o que ambos querem e precisam.
Sabemos que é preciso informar o valor da proposta para envio do projeto, mas sempre deixe claro que é negociável, que você está aberto para troca de ideias, para ouvir e dialogar com o cliente. Jamais explicite que é a sua oferta final.
A negociação dos preços
O preço é complicado quando se fala em trabalho freelancer, pois muitas pessoas não sabem quanto cobrar pelo seu serviço. Para não perder, acabam cobrando mais do que as ofertas médias dos outros freelas, ou então cobram um preço acima por conta de experiência, formação e avaliações no portfólio.
Se você cobrar muito baixo, o cliente pode duvidar de sua capacidade e competência profissional. Talvez ache que você não vai entregar um bom trabalho, e poderá delegar o serviço a outra pessoa.
Pelo contrário, se o preço for elevado, pode causar surpresa por conta disso. Algumas pessoas já rejeitam a proposta, mas você pode informar que tem motivos e argumentos para precificar o seu trabalho acima do praticado por outros freelancers, e a sua chance de ganhar mais está aí.
Pode acontecer também de você encontrar clientes que não estão por dentro do preço médio para a entrega do projeto, e é mais uma oportunidade para você negociar o melhor valor para o trabalho.Você poderá alegar o motivo de cobrar aquele preço, sempre de maneira clara e objetiva, focando nos benefícios do serviço de um bom profissional.
Também pode acontecer de você receber propostas de clientes mal-intencionados, que se fingem de desinformados para denegrir a imagem do profissional e querer o melhor trabalho por um preço abaixo do praticado pelo mercado. Se você perceber que é o caso, respire fundo, seja educado e explique como você trabalha e que diferença você faz como freelancer.
Complemente as suas técnicas de negociação
Você deve ter percebido que o diálogo é a peça-chave para a negociação de projetos. Além de saber ouvir, você deve saber falar o que o cliente quer ouvir, sem prejudicar o seu trabalho, é claro.
Para complementar as suas técnicas de negociação explicitadas acima, sugerimos que você também tenha alguns documentos e métodos para apresentação ao cliente, que podem servir de argumentos para a negociação e a possível conquista do projeto:
-apresente um portfólio de projetos concluídos, elaborado com qualidade e dedicação;
-compartilhe informações com o cliente, seja por e-mail ou aplicativo de mensagem, para ganhar a sua confiança. Pode ser um projeto concluído, uma referência, entre outros;
-mantenha a sua postura confiante e calma, e sempre aja com autoconfiança;
-estabeleça um preço que pode ser negociado para a conquista do projeto. Você sugerirá o valor primeiro, então precisa ter uma margem para não ficar no prejuízo, mas para ganhar o trabalho;
-tenha em mente que contrapropostas e objeções são inevitáveis. Elas fazem parte de uma boa proposta, e com o passar do tempo você terá bastante prática nas técnicas de negociação. Que tal planejar as suas propostas a partir de agora?