Tempo de leitura: 3 minutos
Assim como tem dias que o mar não oferece muitas ondas para o surfista, há épocas em que os jobs simplesmente teimam em não aparecer. A primeira dica para o freelancer quando isso acontece é aquela velha máxima: muita calma nessa hora.
O mercado é assim mesmo, cheio de marés altas e baixas. Para o freelancer, o importante é reconhecer os momentos e saber lidar com eles. Acredite, o mercado em baixa pode ser uma oportunidade para você crescer profissionalmente.
Como? Se liga nas dicas sobre o que fazer nessa hora!
Hora de apostar no desenvolvimento
Nada de ficar de braços cruzados esperando a maré virar! Se pintou um tempo livre, use-o para aprimorar habilidades. Há uma infinidade de cursos online, webinars, e oportunidades de crescimento na internet. O melhor: boa parte dessas ferramentas de crescimento profissional são gratuitas.
Quanto mais habilidades você acumular, mais preparado estará para enfrentar os desafios da vida freelance. E mais: com novas técnicas e conhecimentos, a possibilidade de uma nova onda de falta de jobs fica bastante reduzida.
Hora de explorar novos mares
Talvez os jobs em uma determinada área estejam escassos em um momento, mas outro nicho de mercado pode estar bombando. Para não perder oportunidade, a diversificação pode ser a palavra chave.
Explorar novos territórios é uma boa saída para uma maré baixa. Se você é um designer gráfico, por que não explorar o universo do marketing de conteúdo? Ou vice-versa? Busque a versatilidade e seja um profissional mais completo.
Hora de melhorar o seu marketing digital
Isso é uma dica não só para as horas de baixa nos projetos. Na verdade, cuidar com carinho do seu marketing digital é uma necessidade o tempo todo. Aliás, se você está com menos jobs que o normal, a falta de investimento na sua imagem pode ser um dos motivos.
Tem um minuto agora? Dê um pulo no seu perfil na 99Freelas. A plataforma liga os freelancers aos possíveis contratantes de forma rápida e simples, mas se o seu perfil não estiver perfeito, os jobs podem acabar não aparecendo.
Hora de bater papo
Se você acha que networking é apenas sobre tomar café e fazer amizades, repense seus conceitos. A vida de freelancer é um eterno jogo de conexões, e durante as épocas de menos jobs, é ainda mais importante manter a chama do networking acesa.
Participe de eventos online, esteja ativo em grupos profissionais e não tenha medo de puxar papo com colegas de profissão. Quem sabe a próxima oportunidade não está a apenas um “olá” de distância?
Hora da avaliação pessoal
Seja honesto nessa avaliação. O seu trabalho é feito com excelência? Os prazos são cumpridos à risca? As revisões antes da entrega dos projetos são criteriosas?
Pense com a cabeça do contratante. O freelancer, para ele, é antes de tudo um profissional contratado para resolver um problema. Se esse problema não é bem solucionado e gera dores de cabeça, o cliente vai simplesmente escolher um outro profissional para o próximo job.
Hora de cuidar de você mesmo!
Por mais irônico que possa parecer, o problema que leva à falta de jobs pode até ser o excesso de trabalho. Quando nos sobrecarregamos, a tendência é de não conseguirmos entregar os trabalhos com a máxima qualidade. Consequentemente, novos contratos acabam não aparecendo.
Por isso, o seu problema pode ser resolvido simplesmente relaxando um pouco. Um bom profissional, afinal, também sabe quando é tempo de aproveitar a vida. Quem sabe não seja a hora de você aprender a surfar de verdade em uma praia maravilhosa antes de voltar com tudo para a maré alta de jobs?