Tempo de leitura: 4 minutos
Às vezes, você se assenta no home office ou coworking, e realiza o trabalho com facilidade. Porém, nem sempre é fácil assim, porque pode acontecer de a criatividade tão necessária não surgir. Se você tem problemas neste quesito e gostaria de estimular o seu lado criativo, continue a ler o artigo abaixo.
Propicie a si mesmo um ambiente favorável
Onde é o seu espaço de trabalho? Ele é confortável, possui acessíveis todos os equipamentos necessários para a execução do projeto? Você poderá se tornar mais criativo quando organizar melhor o seu ambiente de atuação profissional.
Se o seu ambiente está de acordo, pode ser que o problema esteja no planejamento diário, mensal ou semanal. Sendo assim, sugerimos que você se organize com planner, agenda, marcador de texto, lembretes adesivos, cadernos, canetas de diferentes cores, enfim, materiais que poderão fazer você organizar a sua rotina.
Faça intervalos
Quando se senta para executar o seu trabalho diário, você é daqueles que se esquecem de comer, beber, alongar o corpo e ir ao banheiro? Alguns freelancers são assim, passam horas em frente ao computador, sem fazer pausas sequer para se levantar.
Contudo, para estimular a sua criatividade e aumentar a produtividade no trabalho, é imprescindível que você faça pausas regulares. O ideal é que descanse alguns minutos a cada hora, mas o seu ritmo é você quem determina, de acordo com a sua demanda de projetos.
Não se esqueça de que além de melhorar a sua atuação, as pausas também são fundamentais para melhorar a sua qualidade de vida.
Procure inspiração no ambiente ao seu redor
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o trabalho do freelancer é tudo menos fácil. Temos muitas vantagens, é claro, entretanto nem sempre acontece de você sentar e executar o que foi solicitado. Neste momento, mais uma dica que temos é de procurar inspiração no ambiente.
Isto é, atualize-se constantemente sobre os assuntos relevantes ao seu segmento de atuação: leia, pesquise na internet e em livros, assista a filmes, converse com pessoas do setor. Você poderá inspirar-se em casos que deram certo e se sentirá motivado para executar um bom projeto.
Troque experiências
Você bem sabe que a rotina do freelancer pode ser bastante solitária. Afinal, se você trabalha o dia todo em home office, sem ninguém em casa, pode passar horas sem ver ou conversar com alguém, e a situação acontece diariamente.
Uma solução poderia ser trabalhar em coworking, que são espaços compartilhados com outros freelancers, onde se paga pelo serviço completo (mobiliário, telefonia, internet, comodidades etc.).
Porém, se você prefere trabalhar em home office, pode tentar o que sugerimos acima: conversar com pessoas do setor. Suas rotinas podem ser apertadas, com prazos curtos, mas uma reunião rápida e valiosa pode acontecer até mesmo durante o almoço ou em uma pausa mais longa, no café da esquina. Quando você voltar cheio de ideias, compensa o tempo que passou fora.
Não descarte ideias que surgiram
Uma ideia que você teve pode não ser a melhor solução para aquela situação, mas provavelmente ela servirá para um projeto posterior. Ou seja, não recomendamos que você descarte ideias que porventura surgiram, porque elas podem ser úteis futuramente.
Elas podem servir de inspiração para aquele projeto novo ou até mesmo pendente, aguardando por um pico de criatividade. Sendo assim, a dica da vez é anotar tudo o que vier à mente, e não descartar ideias que apareceram. Armazene pensando no futuro!
Use a iluminação a seu favor
A sexta e última dica para estimular a sua criatividade pode ser inusitada, mas pode dar certo quando você não sabe mais o que fazer para executar aquele projeto. O prazo está terminando, o cliente confiou em você para entregar no dia combinado, contudo o impulso criativo não vem. O que você faz? Diminui a iluminação do ambiente!
Como dissemos, é algo inusitado, mas foi o resultado de uma pesquisa feita em uma universidade da Alemanha, pela socióloga Anna Steidlea.
Segundo o estudo, quanto menos incidência de luz no ambiente, mais livres ficam as suas ideias. E se você parar para pensar, quantas sugestões criativas surgiram quando você já estava pronto para dormir, com o quarto às escuras? Faz sentido!
Então, se você preferir, pode tentar nossa última dica. As ideias fluirão como uma correnteza, e você precisará anotá-las para que nada escape. Nesse momento, sugerimos que aumente um pouco a iluminação, para que os insights sejam mais seletivos em sua mente, assim você conseguirá discernir o que pode ser aproveitado no momento.
Para finalizar, uma dica bônus, pegando o gancho da sexta sugestão. Não se desespere: se nenhuma ideia surgir, mesmo você tentando as seis recomendações, vá para a cama. Deixe o quarto escuro e as ideias fluirão. No dia seguinte, analise suas anotações e você será capaz de executar e finalizar o projeto.
Quais dicas você colocará em prática? É hora de analisar a que mais combina com você!