Tempo de leitura: 4 minutos
O ano de 2020 se aproxima cada vez mais. Se você está pensando em trabalhar como freela no ano que vem, seja de modo parcial ou total, conheça seis áreas em que você pode atuar como freelancer e obter sucesso profissional.
Tecnologia da informação
Os profissionais que atuam com hardware, software, banco de dados e redes para facilitar o acesso, a análise e o gerenciamento de informações estão entre os mais procurados dentre os freelancers.
Eles podem ser trabalhadores de diversas áreas:
- programação;
- redes;
- segurança da informação;
- suporte técnico;
- infraestrutura e hardware;
- análise de sistemas.
Além de ser uma área que conta com muitas oportunidades de trabalho, é uma das mais bem pagas.
Designers e profissionais multimídia
São profissionais que atuam com a utilização de técnicas para criar, planejar, implantar e executar projetos para ambientes digitais, dispositivos móveis, portais de internet, websites e redes sociais.
O profissional multimídia e/ou designer costuma atuar através de textos, imagens, sons e animação, como inserção de imagens, vinhetas, trilhas sonoras e criação de roteiros. Além disso, pode atuar com fotografia e trabalhos para cinema, tevê, rádio e mídias digitais.
Tradução de textos
O tradutor de textos converte palavras escritas de um idioma para outro. Pode atuar realizando transcrições de documentos, contratos, legendas de filmes e outros materiais audiovisuais (jogos, videogames, aplicativos, softwares), livros, notícias, eventos, artigos científicos, entre outros.
A maioria dos tradutores possui graduação em Letras, mas exige-se, acima de tudo, domínio em Língua Portuguesa e fluência no idioma a ser traduzido.
Produtores de conteúdo
Assim como os tradutores, os produtores de conteúdo também podem ser graduados em Letras, contudo são bem aceitos quando mostram domínio em Língua Portuguesa sem a formação específica.
Ele tem como função pesquisar, redigir e registrar as suas descobertas, em forma de textos e imagens. Ao recolher informações, as interpreta e organiza para posterior difusão, exposição, análise e comentários.
O produtor web pode redigir textos desde o princípio, ou então aprimorá-los. Pode também proceder com a revisão de conteúdo produzido por outra pessoa, para futuro compartilhamento em jornais, revistas, rádio, televisão, internet, assessorias de imprensa ou qualquer meio de comunicação.
Profissionais de marketing
Os profissionais de marketing digital, também conhecidos como consultores de marketing digital, são responsáveis por atuar de forma estratégica no auxílio às empresas quanto à implantação ou implementação de ações digitais, para garantir a exposição e o retorno da marca na web.
O consultor de marketing digital pode prestar auxílio no que se refere:
- aos objetivos da presença online da marca;
- às necessidades imediatas, de acordo com a situação da empresa no mercado;
- à identificação dos concorrentes online;
- à definição dos canais e meios para implantação das campanhas digitais;
- escolhas dos métodos de medição dos resultados obtidos pelas ações.
Como citamos, o profissional de marketing presta suporte às empresas, portanto, deve atuar juntamente a elas na elaboração da estratégia, e não sozinho.
Vendedores digitais
Quando se fala em vendedor, geralmente se pensa em uma pessoa que presta serviço para um estabelecimento comercial físico, que hoje costuma ser chamado de consultor. Contudo, há também o vendedor digital, e é dele que falaremos a seguir.
O vendedor digital pode atuar nas redes sociais, blog, site, e também em portais especializados. Aqui, um dos pontos mais importantes é ter uma sólida rede de contatos, pois é para ela que seu produto ou serviço será oferecido.
Ele pode divulgar seu item por e-mail marketing, páginas de internet e blog, perfis ou páginas de redes sociais, fóruns de discussão, grupos do Facebook, listas de transmissão do WhatsApp, entre outros, para gerar aproximação com o consumidor e aumentar as possibilidades de fechar negócio (conversão).
Além de ter uma base sólida de contatos, o vendedor digital de sucesso tem a capacidade de analisar comportamentos, opiniões e tendências, de identificar preferências e estilos de vida, além de conhecer as páginas e canais prediletos do seu networking, pois são pistas do seu caminho pela internet, que podem auxiliar nas vendas.
Há muito mais áreas
Há muito mais áreas para atuação freelancer na internet. Contudo, para não nos estendermos demais no assunto, listamos e explicamos seis delas. Assim, além de conhecer cada modalidade, você pôde saber o que cada profissional pode fazer, de acordo com a sua especialidade.
Trabalhar a partir de casa ou em espaços compartilhados pode, sim, dar muito certo, e se você pretende iniciar como freela em 2020, sabe que há muito a ser feito na internet, a partir de dispositivos eletrônicos.
As principais vantagens do trabalho freelancer é a flexibilidade de horários e a possiblidade de trabalhar onde quiser, desde que tenha um computador ou dispositivo móvel e bom acesso à internet. É uma modalidade que tende a crescer cada dia mais, porque vale muito a pena. Quem já atua pode comprovar!