Tempo de leitura: 4 minutos
Esse é um tópico super importante da vida do freelancer. Afinal, uma reserva financeira pode dar ao dia a dia profissional uma tranquilidade que faz toda a diferença. E por isso que o planejamento para isso, se ainda não foi, deve ser iniciado agora mesmo.
Não estamos aqui para enrolar ninguém. Ser freelancer tem seus lados muito positivos, como a liberdade de fazer seus próprios horários, trabalhar em casa ou onde quiser, e não ter um chefe a quem se reportar a todo momento.
Contudo, há momentos em que os jobs simplesmente podem desaparecer. A perda de um cliente importante, momento da economia do país que atrapalha, um problema de saúde que aparece. Enfim, estamos sujeitos às variações e a reserva financeira é uma segurança fundamental para atravessar esses desafios.
Mas, e como começar uma reserva financeira como freelancer? Veja cinco dicas e garanta a segurança da sua conta.
Passo 1 para começar a reserva financeira: organização
Antes de falar sobre reserva financeira, é fundamental organizar suas finanças. Isso pode parecer um pouco tedioso, mas é uma etapa crucial. Você pode ser muito bom na sua área, mas um freelancer tem que ir além. É preciso entender (e colocar em prática) alguns conceitos de administração, marketing e, é claro, de finanças.
Há na internet bons aplicativos de controle financeiro que você pode baixar agora mesmo. Se você quer algo mais simples, abra uma planilha com as entradas e saídas de tudo o que é gasto com o trabalho.
É hora de colocar em ação ferramentas e conhecimentos em finanças. Ter uma visão clara de para onde seu dinheiro está indo e entender o seu faturamento é uma medida fundamental para ter a sua reserva financeira consolidada.
Passo 2 para começar a reserva financeira: metas e objetivos
Uma vez que as finanças estão organizadas, é hora de definir uma meta. Um bom objeto a seguir é um fundo que represente de três a seis meses do seu custo de vida mensal.
Pode parecer muito, mas lembre-se que a vida de freelancer pode ser cheia de altos e baixos. Estar preparado para os momentos de “vacas magras” pode ser a diferença entre continuar tranquilo ou entrar em desespero.
Além disso, não é necessário dispor de todo esse dinheiro de uma só vez. Busque guardar um pouco a cada mês. Se a cada 30 dias 10% ou 15% do seu faturamento for para um fundo de reserva, em pouco tempo haverá um bom montante disponível para emergências.
Passo 3 para começar a reserva financeira: faça o dinheiro trabalhar
Depois de definir quanto você quer guardar, o próximo passo é decidir onde vai deixar essa grana. O colchão é confortável para dormir, mas não é o lugar ideal para guardar dinheiro, né?
Para os freelancers, é interessante considerar investimentos de baixo risco e com liquidez, como Tesouro Selic ou CDBs de liquidez diária. Assim, seu dinheiro rende mais que na poupança, mas continua acessível quando você precisar.
Além disso, você passa a contar com um faturamento extra. Além do que você ganha mensalmente com a sua própria produção, surge aí mais uma fonte de renda, a dos investimentos. Lembre-se de colocar isso na ponta do lápis e trabalhar também com essa nova fonte de receitas.
Passo 4 para começar a reserva financeira: conte com ajuda
Quanto maior o seu faturamento nos tempos de vacas gordas, mais rapidamente a sua reserva financeira vai estar consolidada. Por isso, seguir na captação de novos e melhores clientes é uma necessidade. E nada melhor do que contar com uma ferramenta como a 99Freelas para atingir esse objetivo.
Assim, o quarto passo na busca pela segurança financeira é usar toda a potencialidade dessa plataforma. Não descuide do seu perfil (que tem que estar sempre impecável), procure por novos projetos e parceiros.
O freela que está em constante busca por novas oportunidades com certeza está um passo a frente rumo a um futuro financeiro mais tranquilo.
Passo 5 para começar a reserva financeira: o hábito rende frutos
Construir uma reserva financeira não acontece da noite para o dia. É um hábito que você precisa cultivar. Mas, acredite, os benefícios são enormes.
Os passos dessa lista não são tarefas que você deve cumprir uma vez. Eles devem fazer parte da sua rotina na vida freelancer para que os melhores frutos sejam extraídos. Com planejamento constante, metas bem definidas, investimentos e uma boa plataforma para ajudar no dia a dia, o sonho da reserva financeira em pouco tempo será uma realidade.
Imagine poder recusar um projeto que não te interessa sem se preocupar com as contas do mês? Isso é possível, basta um pouco de dedicação!