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É engano acreditar que o freelancer só pode aceitar trabalhos, sem recusar nenhum. Em algumas situações é importante e necessário dizer não, e você as conhecerá a seguir. Acompanhe para saber quando fazer isso.
Em uma negociação desvantajosa
Um trabalho é benéfico quando traz vantagens para ambos os lados da negociação. Nem sempre isso está ligado ao financeiro, já que os benefícios podem vir em forma de indicação, experiência, parcerias, etc. Se valer a pena para os dois, negócio fechado!
Porém, se uma negociação prejudicar o freelancer, é importante que ele recuse o serviço. Afinal, um preço muito abaixo do praticado, um prazo muito curto, exigências demais, podem prejudicar a sua saúde mental e causar outros prejuízos.
Para mostrar que você é profissional
Para ser freelancer, você certamente estudou, se especializou, obteve experiências e qualificações. Sendo assim, tem uma reputação a zelar, deve obter o retorno pela sua profissionalização. Se o cliente somente exigir tudo e não aceitar nada, diga não.
Diferente do funcionário, que pode ser demitido e talvez demore a se recolocar no mercado de trabalho, o freelancer é um prestador de serviço. Ele deve seguir conforme o combinado com o cliente, sem dúvida, mas não deve se rebaixar e fazer tudo o que é mandado, já que a relação entre cliente e freelancer é outra. Você não é subordinado a ele, nem ele a você.
Para criar limites dentro da negociação
Ao dizer não, você impõe seus limites dentro da negociação. Aqui, queremos explicar que você pode, sim, aceitar o trabalho do cliente, mas dizer a não a determinadas situações que ele pretende impor.
Por exemplo: fazer contato em horários que você estabeleceu para o descanso, exigir seu número para envio de mensagens instantâneas ou videochamadas, caso você prefira comunicações apenas por e-mail, etc. Se o cliente forçar você a algo que você não se sente confortável para fazer, desde que isso não prejudique o seu trabalho, se negue.
Para você ganhar mais
Se o freelancer está em uma situação de desvantagem, ele normalmente tenta reverter a situação a seu favor. É aí que muitos aceitam condições que não lhe satisfazem, até mesmo tendo prejuízos para não perderem aquele cliente.
Porém, se você dizer não a algo que não te atende, é justamente o contrário: você pode ganhar mais. Afinal, se o cliente se recusar a fazer algo que você deseja, você pode encontrar outros que aceitam e te tratam como você pretende, com respeito.
Se o cliente não aceita as suas condições, ele não respeita o seu profissionalismo, a sua jornada para chegar até onde chegou, não o vê como um negociador. Porém, outros podem ver.
Depois que você se impor e se negar a fazer algo desvantajoso, até mesmo esse cliente pode ver isso, pode enxergar você com outros olhos e negociar como se deve.
Portanto, não aceite tudo o que é imposto, se a condição não for vantajosa. Nem sempre o dinheiro é o que deve ser visto, mas, obrigatoriamente, o benefício para você. Pense nisso!