Tempo de leitura: 3 minutos
Você trabalha como freelancer em meio período, conciliando com o trabalho CLT? Ou ainda não começou a trabalhar por conta própria, mas sonha em fazer isso? Hoje nós queremos conversar com você que quer fazer a transição de carreira para ser freelancer fulltime. Vem com a gente!
Planejamento é a palavra de ordem
Não é comum alguém pedir demissão do trabalho CLT em um dia e começar a viver como próprio chefe no outro. Isso é possível e acontece muito, mas não é recomendável. A vontade aumenta principalmente se você já conhece as vantagens de ser freelancer e está passando por momentos ruins no seu trabalho com carteira registrada.
Contudo, nós recomendamos ter um pouco de paciência, porque o ideal é que se faça uma transição de carreira. Por exemplo, que você concilie seu trabalho freelancer com o CLT por um tempo, para só assim largar tudo e viver o seu sonho de ser freelancer fulltime.
Qual é o momento certo para isso?
A resposta não é exata, porque depende de como as coisas acontecem para você. Vamos a umas perguntas para você se nortear:
- Você já tem os equipamentos necessários para a sua prestação de serviço freelancer?
- Qual é a sua reserva para emergências?
- Você tem filhos ou animais de estimação que exigem atenção constante?
- Você possui um local de trabalho freelancer silencioso, no qual poderá se concentrar para exercer a sua atividade?
Pois é, são vários quesitos para você analisar. Se você ainda vai precisar comprar equipamentos para montar o seu home office, ou se você planeja trabalhar em coworking, nada disso é de graça. Se você tem filhos e/ou animais de estimação que exigem atenção, talvez seja necessário contratar alguém para ficar com eles, o que também não é gratuito.
Se você não tem reserva de emergência, é essencial fazer uma antes de jogar seu trabalho CLT para o alto, porque nos primeiros meses você talvez não tenha lucro suficiente para arcar com as suas despesas. Os boletos não esperam e as empresas não entendem que você ainda está se firmando no novo negócio.
Não abra mão do planejamento
Continuando o nosso raciocínio, o momento certo de sair da CLT e ser freelancer fulltime é aquele em que você tem tudo preparado para ser um empreendedor de sucesso. Você já montou o seu home office, já tem um local silencioso para trabalhar, já preparou a sua reserva de emergência, já tem clientes.
Algumas pessoas conseguem fazer isso em alguns meses, enquanto outras levam um ano ou mais para tornar realidade o seu sonho. Isso não importa! O importante mesmo é você ir preparando o seu espaço, saber exatamente quanto precisa ganhar para arcar com as despesas e ter lucro.
O trabalho freelancer é extremamente prazeroso por conta da flexibilidade de horários e por você ser seu próprio chefe, mas a instabilidade financeira é uma sombra que sempre paira acima do empreendedor. Trabalhe no seu ritmo, sempre em frente, e você vai saber quando é a hora de ser freela fulltime. Não se afobe, vai valer a pena esperar!