Tempo de leitura: 3 minutos
O trabalho remoto nunca teve tanto destaque como neste ano. Se você deseja contratar um freelancer, mas não sabe quais características devem estar presentes nesse profissional, leia nosso artigo para descobrir.
Autossuficiência
O freelancer não se faz presente no escritório do contratante e vice-versa. Sendo assim, uma das características a serem observadas é se ele possui autossuficiência.
Isto é, o profissional precisa ser capaz de atuar de maneira independente, fazendo o seu horário de trabalho e resolvendo os imprevistos, se surgirem, para que o serviço seja entregue dentro do prazo combinado.
Você pode perceber essa autossuficiência por meio de entrevista, para saber se a pessoa é boa em resolver conflitos e se é responsável o suficiente para organizar o seu expediente.
Capacidade de organização da rotina
Como citamos, é fundamental que o freelancer seja responsável para organizar o seu expediente. Seu horário de trabalho é totalmente flexibilizável, mas o serviço precisa ser cumprido, mesmo que haja filhos ou outras responsabilidades.
Se o profissional não se mostrar capaz de organizar a sua rotina para concluir o projeto a tempo, ele não possui a habilidade de trabalhar remotamente. Para descobrir, peça a ele um esboço por escrito de sua rotina, do acordar ao dormir.
Adequação ao ambiente
Nem sempre o freelancer tem um dia silencioso, sem imprevistos ou interrupções. Como o profissional agirá ao deparar-se com uma situação dessas?
Não é fácil trabalhar dessa forma, mas o serviço precisa ser cumprido. Se ele for organizado e estiver com prazo folgado, pode fazer uma pausa e retornar após a resolução do conflito. Se não, precisa adaptar-se do melhor modo para que o cliente não seja prejudicado.
Não são todas as pessoas que se adéquam ao ambiente, e você pode descobrir isso ao simular situações desfavoráveis, questionando a sua atitude frente a elas.
Habilidade de comunicação afetiva
A comunicação do freelancer geralmente é feita online, em sua maioria escrita. Por esse motivo, é fundamental que ele tenha a habilidade de comunicação afetiva, ou seja, que saiba se comunicar bem pelos meios virtuais, do mesmo modo que faria pelos modos tradicionais.
Outro ponto importante neste quesito é a disponibilidade para comunicação, que deve ser ágil, sem perda de tempo. Não precisa ser imediata, mas não pode demorar muito. Afinal, você precisa da informação naquele momento e não pode esperar demais pela resposta. É preciso que o freela compreenda isso.
Teste sua habilidade em videoconferências e também em discussões por e-mail ou mensagens instantâneas.
Honestidade
Por último, a honestidade. É imprescindível que você confie no freelancer, pois você contou com sua capacidade de executar um bom trabalho e entregá-lo no prazo combinado. Se não for assim, não é válida a sua contratação.
Para avaliar a honestidade do freelancer, você pode delegar a ele um trabalho em modo teste (remunerado, é claro). Assim, você também conseguirá analisar outros quesitos, os que foram mencionados acima, e saberá se vale a pena ou não contratar essa pessoa para futuros projetos.
Agora que você já sabe quais características observar, é hora de pesquisar freelancers!