Tempo de leitura: 2 minutos
Sabemos que todas as pessoas têm contas para pagar e que nem sempre é fácil arrumar trabalho, mas existe um preço mínimo dentro do que você deve aceitar. São vários os fatores que impedem você de diminuir o preço consideravelmente, e esse é o assunto do artigo de hoje. Confira!
Você entrega valor, não somente preço
Um serviço, seja ele qual for, quando bem praticado, entrega também valor ao cliente. Se você presta trabalhos com qualidade e vai além do que o cliente pede, você não faz apenas o que está agregado ao preço. Portanto, não pode trabalhar por menos do que acha correto.
É claro que a primeira intenção é concordar com o cliente e aceitar o preço que ele deseja pagar, mas você não pode trabalhar de graça ou até mesmo no prejuízo, então a ideia aqui é indicar ao cliente os serviços agregados, que representam valor e que são acrescentados gratuitamente ao seu trabalho. Mostre que está saindo em conta para ele, e não caro.
O preço está atrelado à qualidade
Você estudou, se especializou, se dedicou várias horas por dia para poder executar e entregar um bom serviço. Isso se chama qualidade, e isso custa!
Porém, se você abaixar o preço além do que acha correto, você corre o risco de perder clientes. Afinal, se está muito abaixo do praticado no mercado, é sinônimo de que seu trabalho não é bom, de que você não se dedicou para fazer algo qualificado. O cliente preferirá outro freela, que justifique o motivo de seu trabalho valer o preço cobrado.
Portanto, você até pode começar concordando com o cliente e afirmar que seu job pode estar acima do que ele pretende pagar, mas depois alegue que o preço está atrelado à qualidade e a certeza de sua satisfação ao receber o projeto concluído.
Valorização do trabalho, do profissional e do cliente
Para finalizar, o preço adequado para você reflete em valorização, seja do trabalho, do profissional e do cliente. Afinal, seu trabalho é bom porque você se dedicou a ele, se tornou um profissional de qualidade, e isso também valorizará o cliente porque optou por um ótimo freela.
Aqui não estamos falando somente da qualidade no serviço prestado nem do valor atrelado ao produto, situações já mencionadas nos tópicos anteriores, mas na valorização do trabalho como um todo, do início ao fim. Se você presta um atendimento excepcional, por exemplo, com excelente comunicação, mostra que valoriza seu trabalho e as horas do cliente. É um diferencial!
Mostre seus diferenciais e cobre adequadamente
Você não pode dizer ao cliente que está cobrando determinado valor porque tem boletos para pagar, mas pode e deve mostrar a ele que seu serviço está acima da média, que vale a pena pagar para ser atendido por você.
Em vez de se abaixar e abaixar o preço do seu job, valorize-os aos olhos do cliente. Você verá a diferença rapidinho, se tiver bom poder de argumentação!