Tempo de leitura: 3 minutos
Freelancers são pessoas sem vínculo empregatício com as empresas, isto é, prestadores de serviços autônomos. Mas por que é mais vantajoso para uma empresa pequena contratar um freelancer do que um funcionário com carteira registrada ou outra empresa? Leia para conhecer muitas informações sobre o assunto.
É muito mais econômico
Empresas pequenas geralmente não contratam mais do que um funcionário, e este pode gerar diversos ônus para o proprietário do negócio, como salário, férias, FGTS, vale-transporte, vale-alimentação, etc. Como se diz, e é verdade, para a empresa o custo de um funcionário é dobrado.
Pelo contrário, quando você contrata um freelancer, o pagamento é feito pela realização do serviço, e só. Não há outros custos embutidos, então é muito mais econômico para uma empresa pequena contratar um freelancer.
Alguns serviços são sazonais
Quando se contrata um funcionário com carteira registrada, o plano é que o contrato seja de longo prazo, principalmente por conta dos custos para treinamento, admissão e demissão de alguém.
Porém, alguns serviços são sazonais, isto é, você não vai precisar que aquela pessoa trabalhe para você o dia todo, todos os dias, por tempo indeterminado. Por esse motivo, vale mais a pena solicitar que um freelancer realize o serviço e pronto. Nada de contrato caro e de longo prazo.
Comunicação facilitada e rápida
Outra vantagem de contratar um freelancer é a comunicação facilitada e rápida entre ambas as partes. Isso porque o serviço será executado por uma pessoa apenas, alguém que sempre entrará em contato com você para esclarecer todas as suas dúvidas, e vice-versa.
Se você contrata uma empresa para realizar o serviço, o que acontece é exatamente o contrário. isso porque uma equipe vai tratar do seu caso, então nem sempre você vai conversar com a mesma pessoa. E só quem já passou por essa situação, de ter que explicar a mesma coisa para várias pessoas, sabe como isso é cansativo.
Menos burocracia
No primeiro tópico nós falamos que é mais econômico contratar um freelancer, e agora é o momento de dizer que é menos burocrático também. Isso porque você sabe que um registro em carteira exige muito mais do que pagar um salário, que a burocracia é enorme.
Aí você pode contratar um contador para realizar essas tarefas chatas, mas caímos novamente no aumento de custos. Com um freelancer, você paga apenas o combinado. Fez o serviço, recebeu, e acabou.
Ambos são empresários e empreendedores
Para finalizar, freelancers são empresários e empreendedores, ou seja, pessoas que têm a sua empresa, seu CNPJ. Eles têm a mente mais aberta, possuem visão de negócio, assim como você, então a conversa será mais fácil para todos.
Se você optar por contratar uma empresa, dificilmente será atendido o tempo todo pelo proprietário dela, mas por um vendedor, uma pessoa que não possui essa visão empreendedora e de sócio. O resultado? Os pensamentos são diferentes, e provavelmente você não sairá satisfeito da negociação.
Portanto, o freelancer é o profissional ideal para empresas pequenas. Ao pensar em uma contratação, lembre-se deste artigo.