Tempo de leitura: 3 minutos
Se você é freelancer e ainda não tem o seu CNPJ, a hora certa para abrir um pode ser agora. Isso porque a regularização da sua empresa traz boas vantagens, inclusive na hora de competir por clientes na 99Freelas.
A abertura da empresa (e, consequentemente, do CNPJ) tem, sim algumas burocracias. Por outro lado, confere um perfil mais profissional para o freela, ajuda no controle financeiro e no recolhimento dos impostos.
Em outras palavras, o registro do CNPJ é um passo decisivo rumo ao sucesso em um mercado de trabalho moderno e competitivo.
Vamos explicar melhor. Acompanhe!
O que é o CNPJ
O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, um número designado pela Receita Federal assim que uma empresa é aberta. Esse código serve para identificar o negócio e suas atividades. Com ele é possível emitir notas fiscais e fazer o pagamento dos impostos devidos.
O número do CNPJ tem 14 dígitos, que são divididos em blocos:
• A inscrição, que são os primeiros 8 dígitos;
• A parte que representa se é matriz ou filial (0001 – matriz, ou 0002 – filial);
• Dois dígitos verificadores.
Bom… Essa é a parte técnica. Mas por que é bom para o freela ter o seu CNPJ? São três os motivos principais que você vai conhecer a seguir.
Profissionalismo e Credibilidade
O mercado vê com bons olhos os profissionais freelancers com CNPJ. Ele confere um ar de profissionalismo e credibilidade à imagem. E, como você já deve saber, confiabilidade é fundamental na busca por clientes.
Ter um CNPJ indica que o freela é uma entidade legalmente reconhecida e comprometida com as atividades comerciais. Embora exista outras opções, em geral um freelancer ao abrir o CNPJ deixa de ser mais uma pessoa física e passa a ser também um Micro Empreendedor Individual, um MEI.
E tem mais: uma empresa mais organizada muito provavelmente vai pedir uma nota fiscal para um serviço prestado. Assim, ela só vai te contratar se você tiver o CNPJ regularizado. Isso significa transparência e profissionalismo para todas as partes envolvidas.
Finanças na ponta do lápis
Ser freela significa que o profissional precisa estar de olho nas próprias finanças e essa é mais uma vantagem do CNPJ. Isso pode facilitar o acompanhamento de despesas relacionadas ao trabalho, tornando mais simples a gestão financeira e o planejamento de orçamento.
Uma vez que a empresa está aberta, o freela passa a ser uma entidade legal, com flexibilidade para gerenciar suas finanças comerciais e pessoais separadamente. Por exemplo, você pode abrir uma conta empresa em um banco, separando as finanças pessoais daquelas relativas às atividades profissionais.
Além disso, o regime tributário para pessoas jurídicas oferece vantagens fiscais que podem reduzir a carga tributária. Despesas operacionais, como as relacionadas a equipamentos, software e até mesmo parte dos gastos com seu espaço de trabalho podem ser deduzidas. Economizar é sempre bom e ajuda a maximizar os rendimentos, certo?
De olho nas oportunidades
Já falamos como o CNPJ pode abrir portas com os contratantes na 99Freelas, mas ainda tem mais. O registro na receita permite ao freela participar de licitações e concorrências públicas. Mais uma chance de aumentar os rendimentos!
Para obter um CNPJ, e acessar as oportunidades que ele permite, nem é tão difícil. É só acessar, o site do Portal do Empreendedor. Lá, clique em “Formalize-se” e siga os passos. Acredite: vale a pena!