Tempo de leitura: 2 minutos
Muitas pessoas estão conhecendo a realidade do trabalho remoto agora, devido ao isolamento social como medida de contenção da covid-19. Contudo, é uma modalidade que veio para ficar. Conheça nossos argumentos sobre o assunto a seguir.
Por que optar pela modalidade de trabalho remoto
Há uns dez anos, aproximadamente, era extremamente comum procurar emprego tradicional, com carteira assinada, cumprindo horário comercial em uma empresa. Contudo, essa realidade está mudando a cada dia, com cada vez mais profissionais atuando de modo remoto, como freelancers.
Assim, o expediente pode ser executado a partir de casa, em home office, ou então em coworking, espaços compartilhados com outras pessoas. Não há carteira assinada nem regime CLT, contudo, flexibilização de trabalho de acordo com seus horários apropriados, e realização de serviços conforme seus talentos.
É a liberdade de escolhas que motiva o trabalho remoto. O freelancer pode escolher seus períodos de trabalho e também para quem trabalhar, conforme os seus interesses. Ele é o chefe, o provedor dos seus rendimentos. A independência é a palavra-chave.
Vantagens de atuar de modo remoto
Algumas vantagens foram citadas no tópico acima, porém, temos mais. Confira-as a seguir:
- trabalho realizado em escritório personalizado, com expediente sem horário fixo;
- possibilidade de melhorar sua renda a partir de casa ou espaço à sua escolha, nos seus períodos mais propícios e para quem quiser trabalhar. Por exemplo: trabalhar à noite, para quem produz melhor nesse horário;
- remuneração conforme combinado com o cliente, podendo ser semanal, mensal ou por projeto concluído;
- o trabalho pode ser realizado sem sair de casa, ao lado dos filhos, dos animais de estimação e das pessoas que coabitam com você;
- não há necessidade de investir muito em trabalho remoto, já que pode-se trabalhar com roupas simples, sem gastar com alimentação em restaurantes e combustível, além de evitar horas em um trânsito caótico e nada seguro.
O trabalho remoto veio para ficar
É por esses motivos que muitas pessoas estão optando pelo trabalho remoto. Nosso foco é o freelancer, pessoa que, como você, prefere trabalhar a partir de casa, escolhendo como e para quem trabalhar. Contudo, muitas empresas fornecem essa opção aos seus funcionários.
Afinal, se o trabalho é realizado a partir de um computador e outros recursos tecnológicos, muitos benefícios inerentes aos freelancers podem servir também a quem atua de casa para a sua empresa. Assim, o conforto, a companhia de seus familiares e a economia se fazem presentes, entretanto, com a estabilidade de um emprego com carteira assinada e regime CLT.
O fato é que o trabalho remoto veio para ficar, seja para quem atua de modo freelancer ou para uma empresa. É possível ter muita economia e autonomia para ambos os tipos de trabalhadores, gerando mais produtividade, satisfação e qualidade de vida pessoal e profissional.
Sendo assim, se você está atuando em home office apenas por conta da pandemia, sugerimos repensar a sua modalidade de trabalho. Se tiver oportunidade, pode ser interessante levar o trabalho remoto como atuação permanente, já que os benefícios são bastante consideráveis.