Tempo de leitura: 3 minutos
O freelancer geralmente trabalha sozinho, em home office. Contudo, mesmo distante fisicamente, ele pode ter parcerias de trabalho, isto é, pessoas que trabalham no mesmo segmento que o seu ou semelhante, com interesses em comum. Quando as parcerias são boas escolhas para o freelancer? Leia e descubra!
Por que ter parceiros de trabalho?
Digamos que você trabalhe com fotografia. Essa é a sua área de atuação, e geralmente o freela se restringe a um segmento. Sendo assim, você não atende clientes de outras áreas, como redação, design, marketing, etc.
E se você criasse parcerias de trabalho para indicar esses clientes e também para poder receber indicações de job? Isso pode acontecer por meio de parcerias.
Assim, vocês têm interesses em comum, já que todos querem mais clientes e retornos financeiros, e um pode indicar o outro. Você pode ter parceiros na área de redação, por exemplo, para recomendar essas pessoas e oferecer um serviço completo.
Por exemplo: você faz a foto do evento e também indica alguém para redigir os textos, e outra pessoa para fazer o design dos materiais. Todos ganham, inclusive o cliente, que gosta de fechar pacotes os mais completos possíveis.
Que tipos de parcerias valem a pena?
Bom, como dissemos, parceiros são pessoas com interesses em comum, então vocês precisam pensar e agir do mesmo modo para o alcance dos resultados coletivos. Se somente um ganha, não é parceria!
A parceria citada no tópico acima é um ótimo exemplo de relação que vale a pena, mas temos outras sugestões para você, como:
- parcerias com fornecedores, para contratos de longo prazo, assim você garante o recebimento de matéria-prima, pode solicitar um desconto, e o fornecedor tem um cliente por mais tempo, podendo oferecer esse desconto;
- parcerias com clientes, principalmente para o fechamento de pacotes com vários meses de duração. Você pode cobrar menos pela garantia de ter um recebimento fixo, e ele a garantia de um bom serviço prestado a menos investimento;
- parcerias com outros freelancers: é o caso que mencionamos no tópico anterior, mas você também pode fechar parcerias com profissionais que trabalham no mesmo segmento que você. Por exemplo: você pode fechar mais serviços de fotografia, porque pode dividir o trabalho com o outro freela. E mais: se você trabalha de dia, e ele de noite, vocês ganham o dobro!
- parcerias com sites que já dominam o mercado: a plataforma 99Freelas é um bom exemplo disso, sendo muito interessante para conquistar experiência. Assim, você conta com uma plataforma segura para conseguir clientes, e a plataforma se beneficia por ter ótimos profissionais cadastrados;
- parcerias com sites de outros nichos: você também você oferecer, se desejar, o seu produto em sites de outros nichos, para venda como afiliado. Você anuncia o produto em um site com excelente reputação, ficando responsável apenas pela logística do transporte. Para o site, é ótimo expandir seu catálogo de produtos, mediante o pagamento de comissão ao vendedor.
Você já fez parcerias com outros freelancers? O que achou? Se ainda não, por que não testar? Você pode gostar!