Tempo de leitura: 3 minutos
Quando as pessoas não precisam se deslocar para trabalhar, há várias mudanças em sua rotina. Você, como freelancer, provavelmente já percebeu esses fatores, mas agora isso está acontecendo em escala muito maior, porque milhares de pessoas passaram a atuar em home office. Quais os resultados disso para as cidades?
Dias inteiros no trânsito
Não é incomum moradores de grandes centros urbanos levarem em torno de cinquenta minutos na ida e volta ao trabalho (somadas) ou mais. Isso equivale a passar oito dias inteiros no trânsito, por ano. Não é por acaso que muitas pessoas se sentem infelizes antes mesmo de saírem de casa, sabendo o que enfrentarão. É algo tão sério que pode reduzir sua longevidade.
Porém, a pandemia mudou a rotina de muitas pessoas. Hoje, somos milhares trabalhando a partir de casa, sem necessidade de deslocamento. Uma pessoa fazer isso pode não gerar muito benefício para a cidade, mas e pela soma de todos os que estão em home office?
Menos deslocamento gera mais felicidade
Se quanto mais tempo as pessoas passarem no trânsito, menos felizes elas serão, o contrário também é verdadeiro. Isto é, quanto menos tempo as pessoas levarem para chegar ao trabalho, mais felizes elas tendem a ser.
Desse modo, atuar em home office pode melhorar a sua qualidade de vida e também a sua longevidade. E tem mais.
Igualdade de salários entre homens e mulheres
Com o home office surgem também vários benefícios, como a flexibilização do horário de trabalho. Sendo assim, mães podem executar seu serviço ao mesmo tempo em que cuidam dos filhos, animais e de alguns afazeres domésticos, sem prejuízo do trabalho porque compensarão em outros momentos (quando estão na escola, por exemplo).
Assim, as mulheres tendem a trabalhar com mais rendimento, porque não estão preocupadas com o que acontece na sua residência, nem perdem tempo de deslocamento quando poderiam estar com quem amam.
O resultado é a igualdade de salários entre homens e mulheres, já que ainda há muito preconceito em contratar mulheres com filhos e, quando são contratadas, tendem a receber menos. Se elas estão em casa, estão mais felizes e satisfeitas e tendem a produzir mais.
Redução da emissão de carbono
E é claro que não poderíamos deixar de mencionar a redução da emissão de carbono pelos veículos em seu deslocamento. Há menos poluição dessa forma, o que pode gerar um impacto positivo significativo ao meio ambiente.
Portanto, mais válido do que estimular caronas e promover rodízios de automóveis é estimular a prática de home office, gerando deslocamento zero ao trabalho.
Mais tempo para si mesmo
Com organização e planejamento, pode-se viver com muito mais qualidade de vida sem o deslocamento para o trabalho, e isso gerará não somente benefícios para as pessoas, que terão mais tempo para si mesmas, mas também impactos positivos para as cidades.
A pandemia mudou nossas rotinas, porém trouxe um novo método de trabalho, que certamente será implantado por muitas empresas quando isso acabar.