Tempo de leitura: 4 minutos
Você atualmente possui uma rotina bastante diferente das pessoas que trabalham com carteira assinada, pois tem vantagens como ser o seu próprio chefe e ter horários flexíveis para conciliar vida profissional e pessoal, de acordo com a sua agenda. E se você pudesse, além de ter o trabalho dos sonhos, viajar com frequência? Conheça o nômade digital. Você pode ser um!
O que é nômade digital
É uma das profissões do futuro, a profissão dos sonhos de muitas pessoas, e que pode ser a sua. Ficou curioso, quer mais informações? É claro que nós forneceremos!
Como citamos, o nômade digital é aquela pessoa que trabalha ao mesmo tempo que viaja, e que pode ficar meses em um lugar diferente, conhecendo novas culturas e pessoas. Assim, as duas situações se complementam. Afinal, entra dinheiro para a sua sobrevivência, e você não abre mão de fazer o que ama: viajar.
Características do nômade digital
O nômade digital não possui endereço fixo, sendo assim trabalha de forma totalmente remota. São pessoas que conciliam carreira e lazer, que possuem alta flexibilidade de horários e total liberdade em suas rotinas.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os nômades digitais não estão em um período sabático e nem estão procurando se encontrar. São pessoas que estão realizando seus projetos de vida ao mesmo tempo que buscam formas de sustento pessoal em seus locais de lazer.
O nômade digital tem como característica principal a vontade de largar tudo para viver com pouco, de maneira por vezes modesta, praticando um estilo de vida incomum, mas altamente satisfatório para ele.
Como é a rotina do nômade digital
Como citamos, é alguém que trabalha de modo totalmente remoto, tendo a tecnologia como aliado (por isso o digital no nome). A tecnologia é sua aliada tanto para o lazer quanto para o trabalho, seja para exercer a sua profissão e/ou para compartilhar conteúdo de suas viagens. Seu único instrumento de trabalho é um dispositivo móvel conectado à internet.
Conforme nosso último parágrafo do tópico anterior, o nômade digital vive com pouco, e sua rotina costuma ser minimalista. São pessoas que procuram economizar ao máximo em seu dia a dia, principalmente no que se refere a hospedagem.
Eles não necessariamente são desabonados financeiramente, muito pelo contrário, mas se habituaram a se instalar em cidades que oferecem alimentação e hospedagem precárias. Esta carência não os impede de conhecer novos lugares, se assim for. O que vale é a experiência, não as condições de hospedagem.
E se você pensa que por às vezes se alimentar e se hospedar em locais minimalistas o nômade digital tem uma vida ruim, está redondamente enganado. A qualidade de vida dessas pessoas tende a ser superior à de quem atua em rotina comum, já que é possível trabalhar de onde quiser, com total liberdade de horários, em lugares que sempre se quis conhecer.
Como ganhar dinheiro como nômade digital
Viajar, ótimo. Trabalhar, no quê? Os nômades digitais precisam trabalhar para manter seu estilo de vida nada tradicional. Viajar, mesmo que sem luxo, demanda custos, e é preciso aliar carreira com lazer para poder seguir adiante nesse estilo de vida.
Hoje você atua como freelancer, tem uma profissão mesmo sem ter carteira assinada, trabalhando onde quiser, fazendo o que quer. E você pode continuar atuando no mesmo segmento, mas como nômade digital. Afinal, com algumas adaptações, as profissões exercidas em home office ou coworking podem ser realizadas também por nômades digitais, em qualquer lugar do mundo.
Muitos nômades digitais trabalham como empreendedores ou freelancers como você, e bastantes deles atuam fazendo gerenciamento de conteúdo na internet. Outros são especialistas em desenvolvimento web, enquanto ainda há nômades digitais que fazem palestras, aulas e consultorias online. Ou seja, é um campo vasto e possível para você.
Como citamos diversas vezes, é essencial apenas que o nômade digital possua contato frequente com a tecnologia. Sem ela, não é possível exercer o seu trabalho. Sendo assim, exige-se apenas um dispositivo móvel com acesso à internet, e este acesso você pode conseguir no local de hospedagem, em cafeterias, restaurantes, shoppings, bibliotecas, espaços de coworking, etc.
Assim, o nômade digital não somente encontra um bom espaço para trabalhar, como também pode conhecer pessoas e driblar a solidão, situação comum a quem está constantemente viajando.
É a profissão perfeita?
Pode ser que sim, mas pode que não. Sendo assim, recomendamos que você também avalie as desvantagens de ser um nômade digital, como:
-estranhamento ao chegar a um novo país, com uma cultura e linguagem totalmente diferentes;
-distância dos amigos e familiares;
-dificuldade para trabalhar em locais mais remotos, onde nem sempre é fácil conseguir conexão à internet;
-nômades digitais não possuem férias, finais de semana e feriados. Assim como estão constantemente viajando, também estão constantemente trabalhando.
Com organização e planejamento, é possível ser um nômade digital e realizar seus sonhos de viagem enquanto trabalha. Você gostaria de ser um?