Tempo de leitura: 4 minutos
Que estratégias você utiliza para aumentar a sua produtividade? Nós já sugerimos algumas por aqui, mas a dica de hoje é algo inédito, porém que pode ajudar você a produzir mais e melhor. Pronto para conhecer as nossas sugestões? Ligue o som e vamos lá!
Por que música pode aumentar a produtividade
A música geralmente é sinônimo de lazer, relaxamento, diversão. Porém, ela também pode fazer parte do seu dia a dia profissional, enquanto você exerce a sua atividade em home office ou coworking. Os benefícios são variados!
Quando você ouve música, há uma parte do cérebro chamada núcleo accumbens, que é ativada. Ela possui uma atividade bastante interessante, a liberação de dopamina, um neurotransmissor relacionado ao prazer (sintoma parecido com aquele que você sente ao comer seu prato preferido, por exemplo).
E mais: a dopamina é liberada em maior quantidade quando você se depara com uma música incrível, mas que ainda não foi ouvida por você. Não é ótimo conhecer cantores diferentes, interpretando músicas até então desconhecidas, contudo excelentes?
Assim, é possível dizer que a música que ouvimos está diretamente relacionada com a forma como nos sentimos. Se a música te animou, você se sente melhor. O inverso também é verdadeiro, como uma canção triste, nos deixando tristes também.
Isso pode não ser novidade para você, certo? Afinal, provavelmente você já percebeu o efeito que músicas podem causar nas pessoas. A novidade é a categorização das músicas para ajudar você a produzir mais e melhor, e é a partir das linhas abaixo que você as conhecerá.
Músicas para realizar tarefas chatas
Você escolheu trabalhar no que deseja, no lugar que preferiu, mas nem por isso deixará de se deparar com tarefas chatas. Sendo assim, se não é possível evitá-las, o ideal é executá-las rapidamente, para se desfazer do incômodo e partir para atividades interessantes.
Quando isso acontecer, ouça rock ou música clássica. Foi o resultado de um estudo publicado pela revista Neuroscience of Behavior and Physiology, o qual comprovou que funcionários de uma linha de produção trabalhavam mais rapidamente quando ouviam os gêneros musicais mencionados, e os testados alegaram que o tempo pareceu passar mais rápido também.
Para diminuir a tensão
Está com o prazo apertado para concluir um projeto ou a execução dele está deixando você tenso? Experimente ouvir o seu gênero musical preferido.
Aqui não importa o estilo, afinal, mesmo ao você ouvir rock pesado, se for o seu preferido, as ondas de tensão diminuem e você se sente menos estressado, com menos tensão nos ombros.
Para aumentar a concentração
Muitos freelancers trabalham com demandas de alta concentração, como a produção de conteúdo web, por exemplo. Eles alegam que precisam de silêncio para executarem suas atividades, e se for o seu caso, faça uma experiência: escute a sua música preferida enquanto trabalha.
Pode parecer contraditório, já que você necessita estar em um ambiente silencioso, mas é o mesmo caso que explicamos no começo do artigo, sobre a liberação de dopamina. O neurotransmissor fará com que você tenha mais concentração, neste caso, na quantidade exata para ter foco.
E se acontecer de você enjoar das mesmas músicas na playlist, expediente ouvi-las de forma instrumental apenas, sem a interpretação vocal do cantor.
Para estimular sua criatividade
Os insights podem vir a partir da audição de músicas neutras, como aquelas que você ouve quando está em cafeterias.
Você encontra canções de som ambiente em diversos aplicativos de música, e também em um específico: o Coffitivity.
Refúgio para ambientes barulhentos
Digamos que você resolveu trabalhar em uma cafeteria, para mudar a rotina do ambiente silencioso em home office, e mal você se sentou, chegou um grupo animado de pessoas. O que fazer? Desligar o computador e procurar outro estabelecimento? Perder tempo de trabalho ao deslocar-se? Ouça música!
Isso se deve ao fato de que você melhora seu humor ao conectar seus fones de ouvido, já que o barulho diminui consideravelmente, mas também porque se depara com músicas agradáveis, escolhidas por você para compor sua playlist.
Aperte o pause se necessário
Como você pode perceber, a música pode ser benéfica em diversas atividades do dia a dia profissional, mas em alguns casos ela pode atrapalhar. Se for assim, aperte o pause sempre que necessário.
Por exemplo, se você precisa ler um documento importante, fazer um relatório complexo ou decorar uma sequência de letras ou números, o silêncio pode ser mais benéfico, já que o som, mesmo que ambiente, pode dificultar a memorização ou a concentração.
Sendo assim, ao executar uma tarefa nova ou mais complexa, direcione seu clique na tecla pause, e somente aperte-a novamente quando a música for bem-vinda. Quando você for executar uma tarefa corriqueira, por exemplo, com a qual você possui experiência.
Portanto, tenha sempre um fone de ouvido próximo, e uma boa playlist!