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Precisamos falar de marketing pessoal para freelas! Essa é uma parte importante da nossa jornada, mas que com tantos afazeres nas nossas vidas de freelancer, muitas vezes fica de escanteio. E isso pode ser um problemão!
A gente vive falando aqui no blog que ser freelancer é como ser uma empresa. E na maioria das vezes ela é composta por uma pessoa só. Assim, o próprio freela é o departamento de produção, financeiro, RH, de captação de clientes, e também, é claro, de marketing.
Cada um desses departamentos é importante nos negócios. Ter um olhar profissional para cada processo ajuda a manter a estabilidade dos ganhos e um dia a dia mais tranquilo. Com o marketing não é diferente.
Quer saber por que? Precisa de dicas para implementar um planejamento de marketing pessoal? Vem com a gente e seja um estrategista do seu próprio marketing!
Dica 1 – Fique bonito na foto!
Você já deve saber que a competição é acirrada! Só na 99Freelas somos mais de um milhão de profissionais em busca de espaço, e de jobs. Assim, conseguir se destacar é fundamental, e o marketing é um caminho para isso.
Então, capriche no seu perfil na plataforma. Use uma foto simpática, mas que destaque o seu lado profissional. Destaque suas habilidades e não se acanhe em mostrar um pouco da sua personalidade. Não se esqueça de manter o perfil sempre atualizado.
Lembre-se, a primeira impressão é super importante, e você quer ser lembrado como o talento brilhante que é!
Dica 2 – Informações na medida certa
A descrição do seu perfil é o seu cartão de visitas virtual. E um bom cartão de visitas precisa de boas informações. Cheque cada uma delas: erros não são admitidos nessa apresentação.
Quais são os seus contatos? Suas habilidades? Tudo tem que estar ali para ajudar no convencimento de potenciais clientes.
Seja criativo, claro e conciso. Mostre o que você pode oferecer, mas sem exageros. Nada de promessas mirabolantes! Lembre-se de que a sinceridade é a melhor política, e os clientes valorizam profissionais transparentes.
Dica 3 – Portfólio sempre atualizado
Se o perfil é o cartão de visitas, o portfólio é a sua vitrine. E você não compra roupas em uma loja em que os produtos estão sujos e abarrotados na vitrine, certo?
Não economize esforços para exibir seus melhores trabalhos. Fotos, textos, projetos concluídos com sucesso… quanto mais informações valiosas você mostrar, mais atrativo será para potenciais clientes. Afinal, quem não gosta de ver um histórico de sucesso?
Dica 4: Amigos, não só negócios
A tecnologia é nossa amiga e permite a muitos de nós. freelas, trabalharmos em casa, sem a necessidade de deslocamento para a empresa para qual estamos prestando algum serviço. Isso é uma vantagem. Mas também pode ter um preço alto: o afastamento das pessoas.
Não se limite a fechar contratos, aproxime-se dos parceiros. Participe efetivamente de cada protejo, troque ideias com o cliente e crie relacionamentos.
Mais uma vez voltando à metáfora do comércio: você já apresentou o cartão de visitas, seduziu o cliente com uma vitrine bacana e agora é hora de cuidar do bom atendimento!
Além disso, vale a pena participar de grupos de freelancers, interagir em grupos e estar sempre presente nas discussões. As conexões são valiosas e o networking pode ter um papel chave na busca por novos projetos.
Dica 5 – Resultado é marketing de primeira qualidade
O cliente não quer estar contigo porque você tem um cartão de visitas, uma vitrine e um atendimento de boa qualidade. Ele, no fim das contas, quer qualidade.
Por isso, mantenha a sua produção sempre em alto nível, respeito os prazos de entrega e ofereça um bom pós-vendas (ou pós-job, nesse caso), para ter certeza que o seu trabalho agradou. Com isso, a jornada do cliente vai estar completa.
Um trabalho bem realizado rende frutos, já que a sua reputação cresce com isso. O próprio cliente, quando satisfeito, pode dar declarações e indicações sobre a qualidade do serviço. Isso vale ouro na disputa por um espaço maior e melhor no mercado freela.