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Qualquer bom freelancer já aprendeu a lição, mas se você é novo na área, não custa relembrar esse toque importante para o crescimento da carreira. O marketing pessoal é fundamental para a melhoria da imagem.
Com uma imagem mais robusta, a consequência é um maior poder de atração de clientes. Ou seja, não pense em ações de marketing pessoal como uma perda de tempo. Na verdade, trata-se de um investimento na carreira freela.
Mas como fazer isso? Quais são os passos fundamentais que freela nenhum pode deixar de dar para fazer com que o marketing pessoal alavanque a carreira? Bom… você já está dando um primeiro passo ao acessar esse conteúdo. Agora, é só seguir as dicas!
Trabalhe no seu perfil: o seu cartão de visitas virtual
Mesmo que o freelancer trabalhe em casa, ele nunca está sozinho. A tecnologia é fundamental para o trabalho de captação de clientes e uma plataforma que entenda a relação freela-cliente é parte importante do processo.
A 99Freelas surgiu exatamente com essa missão. Nela, estarão milhares de profissionais e de oportunidades. Claro, esse oceano de informações gera competição e, por isso, apostar em um perfil bem-feito é super importante.
O perfil do freela é uma espécie de cartão de visitas em que devem constar as informações fundamentais. Ele deve ser bonito, atraente, conter a expertise do profissional, trabalhos anteriores, e mostrar como o freela é a melhor opção para um determinado job.
Depois de pronto, não deixe de revisar todas as informações e procure atingir a meta de erro zero. Ninguém merece um cartão de visitas com erros de português, né?
Entregue o melhor trabalho: porque qualidade é tudo
Muito antes da era da tecnologia em que vivemos hoje já existiam alguns conceitos de marketing. Talvez o mais famoso deles seja o bom e velho boca a boca.
Explicando melhor, um cliente satisfeito é um garoto-propaganda gratuito e poderoso, espalhando a outros potenciais cliente o quanto um produto ou um serviço valem a pena.
Assim, não despreze a importância de mostrar o quão você é bom no que faz. Dê o seu melhor em cada job, faça revisões sistemáticas antes de cada entrega e aproveite as oportunidades.
Após cada entrega o cliente faz uma avaliação do trabalho do profissional na 99Freelas, o que gera uma reputação. Quanto melhor for essa reputação, maiores serão as chances de conquista novos projetos.
Fique de olho nas redes sociais: você está sendo observado!
Está claro que a melhor plataforma de captação de clientes é a 99Freelas, mas nem por isso devemos nos descuidar de outros perfis que temos na internet. Afinal, quem nunca deu uma stalkeada básica antes de contratar alguém?
As redes sociais são instrumentos importantes para que os clientes enxerguem o freelancer como uma solução para os problemas. Invista um tempinho a cada semana para informar quais são os seus últimos Jobs no Facebook, Instagram, X, LinkedIn e outras. Cuidado com fotos duvidosas da última balada ou posts polêmicos sobre política ou religião.
Seja profissional nas mais diversas plataformas, afinal, você está sendo observado!
Entenda o que é remarketing: o poder dos depoimentos dos clientes
Sabe aquele cliente satisfeito que você conquistou com o seu trabalho impecável? Que tal pedir um depoimento dele para usar como arma no seu marketing? Os depoimentos são como medalhas de honra, mostrando para o mundo o quanto você é incrível no que faz.
Usar o feedback dos clientes como um incentivo para que outros contratantes procurem pelo seu trabalho é muito valioso, já que não é apenas a sua palavra dizendo como você “é o cara”. É uma espécie de transferência de credibilidade que não pode ser descartada.
Para isso, basta uma breve mensagem pedindo um feedback para o seus últimos clientes em um prazo de até 14 dias após a conclusão do projeto. Isso pode ser a chave para que você consiga mais jobs com esse mesmo cliente ou um depoimento que te ajude a entrar em outros projetos.