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Engana-se quem acredita que marketing é algo importante somente para empresas, e não para freelas. Se você ainda pensa assim, mas gostaria de conhecer informações sobre marketing para freelancers, o artigo de hoje é para você!
A importância do marketing para freelancers
O marketing é uma propaganda sobre produtos ou serviços. No caso dos freelas, essa divulgação fala de si, de suas qualificações, experiências e diferenciais. É a publicidade da sua imagem!
O marketing digital não vende, ele educa para fidelizar, para que a pessoa se interesse por aquele produto ou serviço. Quando houver geração de confiança, a pessoa vai querer comprar com aquela empresa, pois acredita que está fazendo um bom negócio. Aliás, o melhor!
Você deve ter percebido que isso é bastante importante, certo? Pois o marketing para freelancers acontece da mesma forma: você vai educar o seu cliente com informações sobre si, e se ele acreditar no seu potencial, se achar que você é o profissional indicado para realizar o job, ele vai te contratar!
Por onde começar?
Agora que você descobriu que o marketing para freelancers é muito importante, está na hora de conhecer nossas dicas para saber por onde começar. Vamos lá?
Agregue valor ao seu serviço. Quando se fala em valor, não se fala em preço, tá? Porque o preço é o custo por algo, no caso, o seu produto ou serviço, mas o valor é o que você recebe junto ao item adquirido.
São os seus diferenciais, aquilo que você faz que os outros não fazem. E quanto mais valor você agregar, mais alto poderá ser o preço por seu serviço. Se o cliente confiar e acreditar, ele pagará sem pestanejar.
Atente-se para sua imagem virtual. Sua reputação é extremamente importante, ela deve ser impecável. Se o cliente pesquisar sobre você e encontrar informações que o desabonem, o preço pode sair caro: você não perderá apenas aquele job, mas muitos outros.
Portanto, comporte-se para que você tenha uma imagem excelente na web. Seja profissional, competente, mostre que vale a pena contratar você não somente pela qualidade do seu serviço, mas porque você é o melhor como um todo.
Trate seus clientes como você gostaria de ser tratado. Não tem segredo, isso é empatia! Coloque-se no lugar do outro, responda os seus questionamentos com educação e paciência, até que tudo fique esclarecido. Seja educado e deixe todas as informações às claras.
Não é sempre que o cliente tem razão, é claro, mas você deverá conduzir a conversa para que seja satisfatória para ambos. Não perca a calma, não deixe o cliente com uma impressão negativa de você!
Rede de contatos é fundamental
A rede de contatos, ou networking, também é uma estratégia que funciona muito bem, apesar de antiga. Portanto, sempre que possível participe de eventos da sua área, para conhecer pessoas que podem formar parcerias e também para obter certificados.
Com a pandemia, ficou até mais fácil participar desses eventos, porque agora são on-line e você pode participar de ocasiões realizadas em longas distâncias. Comece agora mesmo a se planejar no marketing para freelancers!