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Muitas pessoas desejam mostrar ao cliente que são especialistas, que possuem a técnica e a experiência para realizar o melhor serviço, mas acabam pecando porque deixam de lado a humanização. Quer saber mais sobre o assunto e não errar nos seus jobs? É só continuar a ler!
Você deve conhecer seus clientes
Quanto mais a gente conhece alguém, mais fácil é agradá-lo em seus desejos e necessidades, não é mesmo? É por esse motivo que o atendimento humanizado começa pelo conhecimento do cliente, de seus canais digitais, de seus valores e de outras informações relevantes.
Assim, você aprenderá a melhor maneira de se comunicar com o cliente, de mostrar a ele que o seu trabalho está em consonância com o que ele acredita, visando satisfação na entrega do trabalho. Esse estudo prévio do cliente e da sua empresa garante a boa condução do job.
A sua comunicação deve ser padronizada em todos os canais
Continuando, a humanização é a relação entre pessoas. Mesmo que você converse com seus clientes por meios digitais, são pessoas que estão se conectando com pessoas, então você precisa ter uma linguagem padrão para todos os canais de comunicação.
Dessa forma, o cliente não vai ficar confuso por conversas ambíguas ou contraditórias, ele vai se sentir confiante de que você prega o que escreveu. A experiência dele tenderá a ser a melhor possível, e você só tem a ganhar com isso.
Aposte em uma estratégia de atendimento
Se pessoas se conectam com pessoas, a confiança deve permear todas as comunicações, para essa relação poder dar certo. Assim, você deve apostar em uma estratégia de atendimento, deve definir um método de interação para mostrar acolhida e confiança.
Você pode citar a sua técnica, a sua especialização, isso é importante, mas deve se mostrar humano, acessível, com atendimento que visa acolher o cliente, que torne a comunicação entre vocês mais ágil e adequada. Além de se provar capaz, você deve se provar humano, cordial.
A personalização é imprescindível
O último tópico fala de personalização, algo imprescindível quando falamos de pessoas. Afinal, nossos relacionamentos são feitos entre pessoas, com conexões entre si. De que forma você vai se relacionar com alguém se não o conhece, se não confia nele?
Nos tópicos anteriores, nós sugerimos maneiras de você gerar essa conexão, essa confiança com o cliente, formas de mostrar que você é capaz de realizar o melhor serviço não somente porque tem a técnica para isso, mas porque o seu lado humano entende o que o cliente quer e vai fazer de tudo para entregar a ele o desejado.
Para garantir essa satisfação, você também deve investir na personalização, em fazer com que a pessoa perceba que ela é importante para você, que você vai tratá-la com consideração e respeito, que ela não é apenas uma forma de receber o rendimento financeiro ao final do job.
As pessoas estão cansadas de ser números, então você deve fazer a diferença pela humanização. Aja com empatia, torne a humanização o diferencial do seu serviço!