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Quando você trabalha para uma empresa, precisa desenvolver as habilidades requeridas para o cargo. Quando você trabalha por conta própria, quando é o próprio chefe, essas habilidades também são imprescindíveis, e outras mais. Você sabe quais são? Leia para descobrir.
Excelente capacidade de comunicação
Quando você trabalha por conta própria, é o responsável por seu sustento. Então, precisa ter excelente capacidade de comunicação para conseguir prospectar clientes, para saber negociar e se fazer entender.
Quanto melhor a sua capacidade de comunicação, mais seus clientes tendem a ficar satisfeitos e contentes, porque você entenderá o que é desejado e saberá atendê-los em seus desejos e necessidades.
Ah, não se esqueça que a comunicação não se dá apenas de forma verbal. A comunicação não verbal acontece o tempo todo, e você deve entender e tentar ser entendido mesmo sem palavras.
Ótimo poder de persuasão
Acima nós falamos que é importante saber negociar com os clientes. Porém, para ter sucesso em sua carreira como próprio chefe, você não somente deverá ter excelente capacidade de comunicação como ótimo poder de persuasão.
Dessa forma, você saberá negociar e resolver conflitos, para chegar a um meio termo que satisfaça ambas as partes da negociação. Ao saber persuadir você obtém o que quer, sem perder nem irritar o cliente. Pelo contrário, ele vai elogiar você por ser uma pessoa de visão, com pensamento crítico e bom poder de negociação.
Ter escuta ativa
Outra habilidade a ser desenvolvida em sua atividade freelancer é ter escuta ativa, também conhecida como empatia: se colocar no lugar do outro.
Isso quer dizer que você pode e deve ter bom poder de comunicação e de persuasão, mas não pode fazer isso somente pensando em si mesmo. Como prestador de serviço para outras pessoas, é fundamental se colocar no lugar delas.
Com a escuta ativa, você deixa o cliente terminar de falar, sem interrupções; não o julga nem tira conclusões precipitadas; faz perguntas quando necessário, para o bom andamento do serviço; aceita feedbacks e se desculpa quando for preciso.
Tente, ao máximo, se colocar no lugar do cliente. Como você gostaria de ser atendido? Atenda assim.
Aja com positividade e confiança
Nem sempre você vai conseguir um cliente, mesmo que tenha as habilidades acima desenvolvidas. E agora?
Por mais que o desânimo e o pessimismo estejam rondando o seu espaço de trabalho, se esforce para sempre agir com positividade e confiança. Se algo não deu certo, se você não conseguiu o job que procurava ou se o feedback não foi dos melhores, respire fundo e procure formas de contornar a situação.
Sugerimos que você procure contornar os erros cometidos, porque tudo serve de experiência. Esse erro você não vai cometer mais, então não foi de todo mal. Como dissemos, respire fundo, busque formas de melhoria e acredite que você vai conseguir.
Não é sempre que temos dias bons, não é sempre que o sol estará brilhando, mas com positividade e confiança essas nuvens vão deixar de bloquear o sol. Acredite!