Tempo de leitura: 3 minutos
Todo freelancer precisa ter um bom portfólio para apresentar seus trabalhos aos clientes. É como se fosse a sua carta de apresentação, e age semelhante ao currículo para vagas tradicionais. Se você não tem portfólio ou gostaria de aprimorar o seu, não perca este artigo.
Behance
O Behance é uma ferramenta disponível para quem possui conta no Adobe. Sendo assim, você precisa criar a sua ou fazer login para começar o seu portfólio, que pode conter textos, imagens, vídeos e áudios.
Por essas características, o Behance geralmente é utilizado por pessoas que trabalham bastante com imagens, como fotógrafos e designers. Isso porque o site permite o agrupamento de imagens em álbuns. Isso deixa o seu portfólio bonito e organizado, além de que as informações ficam acessíveis.
Para finalizar, você também pode incluir um minicurrículo na plataforma. Como você percebeu, é um serviço bem completo!
Carbonmade
O Carbonmade também permite a exibição de textos, imagens, áudios e vídeos, porém o acesso gratuito limita algumas funções (você pode inserir textos e imagens sem pagar nada, mas precisa ter um plano para colocar áudios e vídeos).
Apesar disso, seu acesso é simples e fácil, o que não demanda muitos conhecimentos para a elaboração do seu próprio portfólio. E assim como o Behance, o Carbonmade permite que você faça álbuns de imagens e que insira um currículo com suas informações pessoais e de contato.
Wix
Assim como o Behance, o Wix é uma das plataformas mais populares para a criação de um bom portfólio. Você também não precisa ter muito conhecimento para criar o seu documento de apresentação, e uma das vantagens é que o layout é todo em português.
As vantagens continuam! Após criar ou fazer login na sua conta do Wix, ele vai perguntar que tipo de site você quer fazer. Ao inserir Pessoal, escolha a opção Portfólio. Em seguida vão aparecer para você diversos templates prontos, é só definir o seu e começar as configurações.
Os portfólios podem ser escolhidos conforme a sua profissão, já que há modelos para designers, fotógrafos, ilustradores, etc., e as edições são possíveis com o clique em Edite esse site.
Como você deve ter percebido, o Wix cria sites, não é específico para portfólios. Sendo assim, a adição de conteúdo não é tão fácil como acontece nas outras plataformas. Mas vale a pena experimentar por conta da personalização!
Cargo Collective
Até agora, você só conheceu plataformas fáceis e intuitivas, que qualquer pessoa com poucos conhecimentos em internet consegue manipular. Agora, se você tem noções de CCS, pode utilizar o Cargo Collective para editar seu portfólio como desejar.
São mais de trinta templates à sua escolha, e a plataforma organiza os seus projetos para que fiquem mais atrativos visualmente. E você ainda pode armazenar as imagens do portfólio em nuvem e configurar slideshows.
Você já tinha ouvido falar em alguma dessas ferramentas? Qual delas vai experimentar para criar o seu portfólio? Você pode testar várias plataformas, para trabalhar com a que mais se adaptar. Vamos começar?