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Como está a sua reputação como freelancer? Recebeu uma avaliação negativa e está preocupado que isso pode comprometer seus rendimentos a partir de então? Não recebeu, mas deseja tomar atitudes para que isso não aconteça? Conheça abaixo algumas estratégias para melhorar sua reputação como freelancer!
Tenha calma e seja sempre profissional
Essa dica pode parecer óbvia, mas muitas pessoas perdem a cabeça diante de uma reclamação e acabam falando coisas que não deveriam para seu cliente, detonando a sua reputação.
Sendo assim, mesmo que você se depare com situações desfavoráveis, procure manter a calma e seja sempre profissional. Tente contornar a situação oferecendo soluções que agradem a todos, pois é isso que fará com que a satisfação ao final da prestação do serviço seja possível, bem como uma boa avaliação na conclusão do projeto.
Sempre vá além
Ao entregar o projeto ao cliente, sempre procure ir além. Ou seja, faça algo para que o cliente perceba que apesar de você estar trabalhando por dinheiro, você também está preocupado com a qualidade, com sua satisfação, proporcionando uma excelente experiência.
É claro que entregar o prometido já é muito bom, mas é apenas o que foi combinado. Isso qualquer um pode fazer, é a sua obrigação. Pelo contrário, se você tiver um adicional (como cordialidade, entrega antes do prazo, comunicação instantânea, etc.), algo por que vale a pena pagar, o cliente certamente se lembrará disso.
Tenha canais em redes sociais
Digamos que você seja um freelancer iniciante, buscando seus primeiros projetos de trabalho. As pessoas até podem querer dar uma oportunidade a você, mas seria muito bom se elas tivessem mais conhecimento sobre a sua rotina profissional, não é mesmo?
Se não há projetos concluídos em nossa plataforma, por exemplo, outros métodos de conhecer a sua reputação precisam ser criados. Por exemplo, canais em redes sociais. Você pode pedir avaliação de pessoas para quem você trabalhou ou que conhecem o seu trabalho, até mesmo serviços voluntários. Tudo vale para mostrar que você é alguém que vale a pena ser contratado.
Dedique-se para o melhor trabalho
Ao iniciar um projeto, você tem uma oportunidade de fazer um excelente trabalho. Aliás, o melhor até então! Sendo assim, todos os dias você pode ter essa oportunidade, ou várias vezes por semana. Por que não fazer isso?
Mesmo que a proposta do cliente não seja muito boa, ele pode avaliar você muito bem, melhorando a sua reputação e proporcionando mais chances de contratação. Portanto, trabalhe sempre com afinco para entregar o melhor trabalho da sua vida, aquele que poderá melhorar a sua reputação e render indicações.
Seja influenciador no seu segmento
Para finalizar, você também pode se mostrar merecedor de uma boa reputação ao se exibir influente no seu segmento, seja em canais sociais, fóruns, plataformas específicas, etc. Influenciadores são formadores de opinião, pessoas interessadas no seu trabalho, em conhecer melhor a sua área para entregar qualidade ao cliente.
Você trabalha executando essas estratégias? Se ainda não, é hora de planejar seu dia a dia de forma diferente para melhorar a sua reputação e vencer mais projetos.