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Um novo ano se iniciou há pouco. Com ele, você começou em nova modalidade de serviço? Se agora você é freelancer, seja de modo parcial ou integral, e não vê a hora de conseguir os primeiros clientes, conheça nossas sugestões para conquistá-los.
Organize-se antes de tudo
Você provavelmente achou que a primeira dica seria: candidate-se em nossa plataforma. Contudo, antes disso é preciso organizar-se com uma pequena burocracia, digamos assim. Ou seja, é fundamental:
- ter um portfólio que apresente sua formação na área e os trabalhos desenvolvidos no segmento;
- atualizar suas páginas de redes sociais (perfil no Facebook não é indicado para uso comercial). Recomenda-se ter uma página para sua empesa, independente do seu perfil pessoal, dica para todas as redes. Se desejar, pode ter um site;
- encomendar cartão de visita, caso você pretenda fazer visitas presenciais a potenciais clientes de sua região;
- possibilitar a emissão de recibos ou faturas para futuros clientes, mesmo que você trabalhe apenas de modo virtual com eles;
- estabelecer um local de trabalho e também todos os recursos de que você precisará para executar o serviço. Pode ser interessante contratar um espaço em coworking ou salas de reuniões, se for possível encontrar clientes presencialmente;
- crie uma tabela de preços para os seus serviços prestados, sempre com valor coerente ao praticado no mercado. Jamais dê seu preço de forma impensada, sem calcular custos.
Aprenda mais e mais sobre o seu segmento
Digamos que você seja freelancer do ramo de fotografia. Você certamente tem conhecimento sobre o seu segmento, mas, será suficiente? Certamente que não. Todos os dias podemos aprender mais e mais, e nem sempre você precisa desembolsar para isso, podendo acessar de onde desejar.
Até porque hoje temos excelentes cursos online, com os quais você pode obter certificação estudando nas horas possíveis. Portanto, recomendamos capacitar-se constantemente para melhorar seu portfólio, especialmente quem não tem muita experiência.
Procure por seus primeiros clientes
Aqui entra a nossa sugestão de procurar candidatos nas principais plataformas de anúncios para freelancers, como a nossa. Contudo, recomendamos que você também procure por clientes locais, que estão localizados na sua região de atuação.
Ou seja, a escola do seu bairro pode estar interessada em serviços de fotografia, a igreja também. O supermercado, a loja que será inaugurada em breve, o comércio já instalado, etc.
As primeiras oportunidades não precisam surgir de modo virtual, muito pelo contrário. Venda o seu serviço para quem está próximo, e logo você terá clientes em várias partes do país. Mostre-se conhecido para o público!
Divulgue seu trabalho para empresas, amigos e conhecidos
Pegando o gancho na última frase do tópico anterior, mostre-se conhecido para o público. Assim, você ganhará experiência e boa reputação, e isto certamente fará a diferença quando se candidatar em propostas na nossa plataforma.
As pessoas costumam divulgar seus serviços em anúncios para clientes distantes, mas se esquecem dos amigos, conhecidos, e das empresas que estão na sua região de atuação.
Sendo assim, não tenha receio de enviar e-mail oferecendo seus serviços, divulgando seu portfólio ao máximo de pessoas possível. É uma dica interessante para quem é tímido e não gosta do porta a porta, já que o serviço é feito virtualmente, sem sair do home office.
Aposte na divulgação para profissionais
Quantas pessoas você conhece que trabalham na sua área de atuação, de modo tradicional ou freelancer? Provavelmente, pelo menos uma. Certo?
Pegamos o exemplo de fotografia, que é extenso, mas há muitos outros, talvez não tão vastos, como revisão de textos.
Pode não ser muito comum na sua região, especialmente se você mora fora dos grandes centros urbanos, mas certamente há vários colegas de faculdade ou de outras empresas, que trabalham no mesmo segmento. Já pensou em formar parcerias?
Se você for parceiro de outro revisor de textos, não o vendo como concorrente, vocês podem trabalhar um auxiliando o outro quando há muito trabalho. Se o seu colega não conseguir cumprir todos os compromissos, ele pode passar alguns para você, e vice-versa.
Contudo, as parcerias profissionais também podem ser formadas com colegas de profissão semelhante à sua, ou até mesmo de áreas totalmente diferentes. Veja:
- revisores de textos geralmente são formados em Letras, segmento que também abrange professores, tradutores, produtores de conteúdo, etc. Um pode auxiliar o outro na divulgação, como troca de favores;
- um profissional de revisão de texto pode ser parceiro de um profissional de webdesign, por exemplo, para oferecer dois serviços ao cliente, se ele assim desejar, melhorando sua experiência final e oferecendo trabalho com economia de tempo de procura.
Seja paciente
Nem sempre você terá trabalho, mesmo que já atue como freelancer há algum tempo. Com pouca experiência, pode ser ainda mais difícil. O que fazer?
Recomendamos que tenha paciência, mas que não desanime. Capriche na divulgação, presencial ou virtual, e logo você conquistará seus primeiros clientes.