Tempo de leitura: 3 minutos
Ser freelancer é aproveitar um tipo de relação trabalhista repleto de oportunidades, liberdade e flexibilidade. Mas não é só isso. É preciso entender que o freelancer é um profissional e, assim, deve evitar alguns erros que, são para amadores.
Claro, ninguém é uma máquina e erros acontecem (embora a gente não queira). Contudo, com um pouco mais de atenção, algumas falhas serão evitadas até com uma certa facilidade.
Mas, afinal, quais são os erros que podemos evitar com uma certa dose extra de atenção? Escolhemos cinco falhas para você ficar de olho e não cometer. Acompanhe!
1 – Não estar bem preparado para o projeto
Digamos que você está na 99Freelas e aparece um projeto que você acredita que dá para encarar. Bom… Não basta “acreditar”. Você tem que ter certeza de que tem os requisitos para finalizar o job com excelência.
A reputação deve ser levada a sério. Ela é um ativo importante para o freela. Encarar um projeto para o qual você não está preparado muito provavelmente termina em uma entrega com um nível abaixo do esperado, e isso pode pesar negativamente na busca por projetos futuros.
2 – Não precificar o trabalho corretamente
Errar na precificação, tanto para cima como para baixo, é um erro terrível. Ao cobrar muito alto, as chances de afastar clientes é muito alto. Cobrar baixo demais é também uma grande falha, afinal você está em busca de bons resultados, inclusive os financeiros, né?
Para evitar esses problemas, reserve um tempo para pesquisar o mercado, avaliar habilidades e experiência e, aí sim, definir preços que estejam alinhados com o valor que você oferece. Estabelecer preços realistas é essencial para atrair clientes e obter uma remuneração justa e satisfatória.
3. Não se comunicar de forma clara e constante
Não existe uma entrega 100% satisfatória sem uma boa comunicação. É a partir dela que você cria relação com o cliente, entende perfeitamente o projeto e faz com que o cliente entenda as suas necessidades. Comunicação é relacionamento, e relacionamento é fundamental para o profissional.
Assim, seja claro nas comunicações com o cliente. Responda mensagens, fique atento ao WhatsApp, e-mail e aos recados na 99Freelas. Mantenha uma linha aberta com seus clientes para evitar mal-entendidos. Por fim, saiba ouvir e ser ouvido.
4. Não Gerenciar o Tempo Adequadamente
Organização do tempo é fundamental para um profissional. Aquela ideia de que “é só ficar uma madrugada acordado” não funciona, e acaba com entregas de baixa qualidade. Procrastinar ou fazer um serviço correndo são erros comuns, que devem ser evitados.
Lembre-se que o freelancer é o responsável por seu próprio cronograma. Portanto, tenha muita atenção ao estabelecer prazos realistas, definir metas diárias e evite adiar tarefas essenciais.
Entregar jobs com qualidade, na data correta (ou até com um pouco de antecedência) vai melhorar bastante a maneira como o mercado te enxerga como profissional.
5. Não Investir em Desenvolvimento Profissional
O mundo muda. E muito rapidamente! Não acompanhar as novas tendências é uma falha que cada profissional (sobretudo os freelancers), deve evitar. Ignorar o desenvolvimento profissional é um erro que pode resultar em habilidades desatualizadas e perda de oportunidades.
A vacina contra esse problema é investir em cursos, workshops e atualizações de conhecimento para manter-se relevante no mercado. Participar de grupos de discussão com outros profissionais é outra boa ideia.
6. Não revisar as suas entegas
Veja novamente o título desse tópico. Está faltando uma letra na palavra “entregas”, certo? Esse erro foi proposital, tá? Só para mostrar o quão feio poderia ter ficado para o redator desse conteúdo se não houvesse um trabalho final de revisão.
Agora, imagina se esse o cliente pegasse um trabalho sem o devido cuidado. Eu, o redator, sigo por aqui tentando fazer o melhor. Você também está fazendo o mesmo nos seus projetos? Pense nisso!