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Saber definir o preço é extremamente importante em um trabalho freelancer, pois é a partir daí que o profissional pode ou não conseguir clientes com facilidade e prover o seu sustento. É algo complicado, e muitos freelas cometem erros na definição da precificação. Esses erros são nosso assunto de hoje, leia para conferir.
Não fazer todas as contas primeiro
Com receio de cobrar excessivamente e não obter clientes, muitos freelas cometem o erro de cobrar muito pouco pelo seu serviço. Eles esperam conseguir mais trabalho ao cobrar menos, porém, erram porque precisam levar em consideração diversos fatores, muito mais do que se estivessem trabalhando para outras pessoas.
Como freelancer, você precisa arcar com despesas adicionais de energia elétrica, água e internet, além de recursos tecnológicos, programas e aplicativos para exercer sua função, mobiliário, etc.
Portanto, é preciso fazer todas as contas primeiro, saber quanto você investe para trabalhar, para depois definir o preço do seu serviço.
Não aumentar suas habilidades
Ao fazer isso, talvez você tenha chegado a um valor bastante superior ao praticado hoje. E agora? É hora de aumentar suas habilidades, para mostrar aos clientes o valor do seu trabalho, que vale a pena pagar mais para contratar você.
Se não for assim, você precisará trabalhar muito mais para arcar com suas despesas e ter lucro. E não é isso o que você quer, não é mesmo?
Sendo assim, faça cursos, pesquise e estude muito sobre o seu segmento de atuação. Conhecimento nunca é demais, e agrega valor ao seu produto!
Não mostrar interesse no projeto do cliente
É óbvio que a sua motivação é financeira, mas não pode ser somente essa! Você precisa gostar do que faz, isso é fundamental, então também deve se interessar pelos projetos de seus clientes. Assim, fará o seu trabalho com muito mais dedicação, o que refletirá em qualidade.
Quando o cliente perceber o seu interesse verdadeiro, a sua motivação, ele se sentirá confiante em delegar o job a você, pois saberá que a tarefa está em boas mãos. Sendo assim, faça todas as perguntas pertinentes ao projeto, atitude que melhorará bastante a sua compreensão sobre ele e facilitará a execução. Todos ganham!
Focar em si, e não no cliente
O seu perfil de prestador de serviço fala de si ou do cliente? É claro que você deve se apresentar, mostrar as suas experiências e qualificações, mas o foco deve ser o cliente, o servir, e não o prestar serviço, o eu.
Portanto, sugerimos repensar as suas informações, a sua apresentação. Ajuste os textos para o você, e não o eu, tendo como o foco o cliente, o servir a ele, o agregar valor para atender o cliente. Se você não fizer isso, ele não se sentirá especial, importante, e você pode não conseguir o serviço.
Quais erros dentre as sugestões você comete? Começamos há pouco um ano novinho, repleto de possibilidades e oportunidades. É hora de elaborar o seu planejamento e fazer os ajustes necessários para não errar mais!